Otimiza Jr

Manter uma empresa em funcionamento no Brasil não é uma tarefa simples. Dados coletados pelo IBGE mostraram que, somente no período de 2013 a 2016, foram fechadas 341,6 mil empresas no país, 76,8% delas voltadas ao comércio. Segundo os próprios empreendedores, entre as maiores dificuldades enfrentadas durante o seu primeiro ano de atividade estão a falta de clientes (16%), a falta de conhecimento (12%) e a concorrência (4%). 

Os dados coletados pelo Sebrae demonstram que para garantir a longevidade de um negócio é necessário que se conheça não apenas as preferências do público-alvo, mas também as técnicas utilizadas pelos adversários e, até mesmo, o nicho de mercado como um todo. Ou seja, é preciso coletar dados! Afinal, com o grande volume de informações divergentes acerca das tendências e inovações do mercado é um problema recorrente que torna as decisões das empresas muito mais complexas, ter acesso a determinadas informações acaba sendo muito valorizado em termos de visibilidade, podendo, inclusive, trazer vantagens competitivas, tais como:

principais vantagens da pesquisa de mercado

1

Aprender com a concorrência

Coletar informações junto ao mercado é uma excelente forma de conseguir posicionar sua empresa com relação aos adversários do ramo. Tornando-se assim,  mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos a serem desenvolvidos.

2

Prever tendências

Ouvir as opiniões e preferências dos clientes constantemente é uma forma bastante vantajosa de se antecipar às tendências do mercado. Dessa forma, ao saber o que o consumidor deseja, torna-se claro o rumo que deve ser dado à metodologia de venda do produto ou serviço.

3

Identificar erros

Ter acesso à informação é essencial para que se consiga identificar erros de maneira mais rápida e assim, evitar problemas mais graves. Para isso, realizar uma pesquisa com a própria equipe de funcionários e/ou efetuar uma pesquisa de opinião com os clientes é uma solução eficaz para realizar esse diagnóstico

4

Vender mais

Muitas vezes, a identificação de empecilhos que prejudicam o alcance das metas de vendas é feita através de coletas e análises de dados. Além disso, ter acesso a informações pode contribuir para que se aumente a demanda pelo produto ou serviço da empresa, de maneira a alavancar o faturamento.

5

Descobrir como está a imagem da sua empresa

Gostaria de saber o que os consumidores pensam a respeito da sua marca? Fazer uma pesquisa e coletar informações é a melhor maneira de descobrir como sua empresa é vista sob o olhar dos clientes. Uma vez que isso tenha sido feito, identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais torna-se bem mais fácil!

Por isso, a Pesquisa de Mercado é a principal solução para as empresas que buscam entender melhor o ramo em que estão inseridas, identificando de forma inteligente as informações relevantes tanto dos seus consumidores quanto dos concorrentes e por meio disso encontrar oportunidades no mercado.

Por meio dela, é possível tomar decisões como:
  1. Expandir a área geográfica de atuação;
  2. Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição;
  3. Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços; 
  4. Escolher um ponto comercial; 
  5. Definir qualidade e variedade dos produtos e serviços a serem comercializados;
  6. Definir os meios de divulgação mais adequados; 
  7. Ajustar preços; 
  8. Posicionar produtos e marcas; 
  9. Começar um novo negócio (nesse caso, a pesquisa deve compor o plano de negócios).