Plano de Negócios
Abrir uma empresa não é nada fácil, ainda mais no Brasil, país que ocupa o 109º lugar, dentre 190 países, no ranking sobre facilidade de fazer negócios. Os empreendedores precisam de muito tempo, dedicação e suor para planejar, estruturar e pôr em prática a sua ideia, fazendo muitos desistirem de um negócio em potencial.
PRINCIPAIS PROBLEMAS PARA TORNAR UMA EMPRESA LUCRATIVA
1
Falta de Planejamento
Planejar é o primeiro passo para uma execução efetiva. É fundamental ter em mente qual o objetivo do seu negócio, onde se quer chegar com ele, qual o público que pretende atingir e como entregar valor para o segmento de clientes alvo.
2
Não Analisar o Mercado
Conhecer profundamente o mercado é crucial para o sucesso da empresa. Muitos empreendedores são paraquedistas e pulam em novas oportunidades sem checar se esta tudo OK com o paraquedas. Entender seu produto ou serviço, demanda, fornecedores, parceiros, precificação, concorrência, canais de relacionamento e de entrega é lição de casa determinante para a sobrevivência do negócio.
3
Precificação Incorreta
Precificação é uma arte. Ela demanda entendimento profundo do mercado e dos concorrentes. O preço e a demanda variam de acordo com o nicho escolhido, condições socioeconômicas dos clientes e qualidade de vida. Entender em qual cenário seu negócio se insere é fundamental para maximizar receita e lucro, diminuindo custos e prejuízos.
4
Burocracia
Abrir uma empresa exige responsabilidades fiscais e contábeis. Mais de 66% dos microempreendedores recebem multas, embargos e prejuízos comerciais por não cumprirem com as exigências legais. Saber em qual regime tributário seu negócio se insere é pagar menos impostos e aumentar seu lucro. Um CNPJ é mandatório, bem como a definição de processos básicos de funcionamento para maximizar a entrega de valor.
5
Inexistência de Estruturação Financeira
Talvez o principal problema enfrentado pelos empreendedores nascentes, a falta de estruturação financeira deixa a empresa numa bagunça administrativa. Geralmente, o empreendedor confunde capital social e capital de giro do negócio com as necessidades da própria família. Entender os custos, despesas, entradas e saídas é fundamental para manter um caixa saudável, potencializando vendas e maximizando o faturamento.
Por isso, o Plano de Negócios é voltado para aqueles que pretendem abrir um novo negócio e quer ingressar no mercado de forma estruturada ou para a melhoria de uma empresa já existente, mapeando todas as oportunidades, riscos e investimentos do setor. Essa solução é capaz de oferecer um instrumento concreto acerca dos cenários que o empreendedor enfrentará, fazendo com que ele fique preparado para qualquer tomada de decisão e ciente dos meios para alcançar os retornos esperados.
Caso haja a necessidade de capital de terceiro como financiamento ou apresentação de material concreto para sócios, essa é uma ferramenta de grande valia, por ser um documento requisitado pela a concessão de capital para a abertura de empresa e transparecer maturidade e sustentabilidade empresarial.