Otimiza Jr

Segundo o próprio SEBRAE, os primeiros 18 meses são o momento crítico para decidir a sobrevivência das empresas do país. Porém, uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que, desde 2014, de cada 10 empresas que são abertas, 6 fecham as portas em no máximo 5 anos. Somado a isso, por diversos anos, o Brasil vem fechando mais empresas do que abre. Assim, é óbvia a persistência e determinação necessárias para ser bem-sucedido neste ramo.
Mas qual seria a causa de todos esses dados catastróficos? A resposta simples seria falta de planejamento e má gestão, mas dentro de sequências de decisões erradas está escondida a falta de conhecimento quanto ao mercado e ao próprio negócio, que leva a empreendimentos duvidosos, que são irrelevantes ou até geram perdas.

principais empecilhos do empreendedor da região:

1

A aquisição de um novo equipamento gerou prejuízo

Alguma nova máquina que prometia acelerar o fluxo do trabalho e que teve que ser paga em múltiplas parcelas na realidade está sendo um peso-morto na produção? Ou pior, os custos de manutenção dela são altos demais e ela está na realidade gerando perdas? Algo muito comum entre empresas em expansão é a errada concepção de tentar acelerar seu crescimento com a compra de equipamentos que são de um porte muito acima do ideal para seu negócio, que no final gera mais gastos do que benefícios.

2

Novos projetos encontram dificuldade para se estabelecer

Novos projetos encontram dificuldade para se estabelecer
Quer abrir uma nova pizzaria no bairro? Uma papelaria no centro? A abertura precoce de um estabelecimento, ou até a expansão de um já existente pode levar a uma série de problemas. A mera falta de atenção para um dos estabelecimentos pode ser o suficiente para repelir novos clientes e ainda perder alguns dos antigos. Por mais trivial que pareça, conhecer seu público alvo e seu próprio negócio são essenciais. Porém, é muito comum ver negócios sendo instalados em lugar com baixo movimento, ou com outro público alvo, ou até mesmo não ter a real estrutura necessária para atender a nova demanda. Atitudes como essa podem estagnar seu negócio e te desmotivar a empreender.

3

A crise te afetou negativamente

A crise veio e as preferências do mercado mudaram rapidamente. Em algumas semanas um produto específico teve sua demanda quase zerada, ou uma matéria prima teve seu valor muito elevado? Conseguir prever e se adaptar a grandes choques no mercado é um desafio, mas também uma necessidade para conseguir sobreviver. Fazer apostas em opções seguras, além de medir e analisar bastante os empreendimentos antes de tomar decisões é o primeiro passo para superar a crise.

4

Capacidade ociosa aumentando

Tem algum produto em catálogo que não gera tanta receita quanto esperado? Algum material em estoque esperando há tempos para ser usado, mas a finalidade dele nunca chega? Tem receio de diminuir seu catálogo, pois pode diminuir seus clientes? Muitas vezes o que está impedindo o crescimento da sua empresa são os ajustes que devem ser feitos em seu catálogo. Lapidar seu leque de possibilidades é um passo essencial para se adaptar ao mercado. Tendo esses problemas em mente, a Otimiza Empresa Júnior desenvolveu o serviço de Viabilidade de Projetos, que busca te ajudar a superar as dificuldades de análise e tomada de decisão.