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Planejar é inegavelmente uma ação que amplia enormemente as chances de obtenção de resultados satisfatórios, nesse sentido, conceber os posts do perfil da sua empresa antecipadamente é uma excelente medida para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, sendo a criação de calendários editoriais o método mais tradicional e efetivo de realizar tal planejamento. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, não perca seu tempo e continue a leitura desse artigo! 


Calendário  Descrição gerada automaticamente

Definição:

Não há ministério no que concerne à definição de calendário editorial, trata-se justamente do que o nome sugere, nesse sentido, é simplesmente um calendário em que estão inseridas de modo claro e simples todas as postagens que serão feitas naquele mês, por exemplo no dia 14 de junho, pode estar marcado da seguinte forma: story dia mundial do doador de sangue precedido do nome do colaborador responsável por essa ação.

Como criar um:

  1. Escolher a plataforma será criado o calendário, para tanto, seguem algumas sugestões:
  • Papel;
  • Editores de Planilhas (Excel e Google Sheets, por exemplo);
  • Notion;
  • Google calendar.
  1. Decidir se suas postagens terão uma frequência definida (todas terças e quintas, a cada 3 dias etc.) ou se serão feitas de modo mais orgânico;
  2. Mapear as datas comemorativas pertinentes para postagens conforme o caráter de sua companhia, por exemplo aniversários de colaboradores, feriados, dias profissionais e análogos;
  3. Planejar as demais postagens conforme a estratégia de marketing adotada;
  4. Preencher as datas escolhidas com informações sucintas e claras que permitam a fácil identificação de qual postagem deverá ser feita, tal qual o exemplo dado na definição;
  5. Partir para a execução.

Benefícios:

  • Facilita a manutenção da identidade de marca, permitindo a criação de artes mais elaboradas;
  • Preconiza que datas comemorativas importantes não sejam “esquecidas”, beneficiando o posicionamento de marca da sua empresa;
  • Gera uma linha de tempo clara e acessível de todos os posts realizados, facilitando que não ocorram posts repetidos, ou seja, que tratem do mesmo assunto do mesmo modo, por exemplo, a indicação do mesmo filme mais de uma vez;
  • Facilita a comunicação e entrosamento entre os colaboradores da área de marketing e publicidade, de modo que casos, como o de dois colaboradores se acharem responsáveis pela mesma postagem ou de determinado post não ser realizado por ninguém, diminuem consideravelmente após a implementação da ferramenta em questão. Consequentemente, a necessidade de reuniões nesse setor caí substancialmente, reduzindo custos e maximizando a produtividade.

Considerações Finais:

Diante de todos os fatos elencados, fica claro que o calendário editorial é um importante método de planejamento e de organização, acessível e com efeitos visíveis na produtividade. Assim sendo, fazê-lo mensalmente é indubitavelmente um bom hábito para qualquer organização, complementando, portanto, o plano de marketing adotado pela organização. Nesse ponto é fundamental evidenciar, que caso sua instituição ainda não disponha de um Plano de Marketing personalizado, tal serviço é oferecido pela Otimiza Empresa Júnior, logo, não perca a chance de agendar uma Reunião de Diagnóstico de modo gratuito!

Em acréscimo, caso tenha alguma sugestão, comentário e/ou dúvida sobre o tema deste artigo ou sobre nossos serviços, estamos totalmente abertos a qualquer esclarecimento!

LinkedIn do autor: João Pedro Ferreira Nogueira


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