Otimiza Jr

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma importante ferramenta que permite que seus usuários encontrem informações sobre sua empresa. Logo, se você ficou interessado em saber mais sobre essa ferramenta, como ela funciona, suas vantagens e como se destacar nela, continue lendo esse artigo!


O que é e como funciona o Google Meu Negócio?

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O Google Meu Negócio é uma ferramenta 100% gratuita que permite que seu empreendimento seja encontrado no principal mecanismo de buscas no mundo, o Google e também no Google Maps, ferramenta de navegação da mesma empresa.

Ao se cadastrar na plataforma, é necessário responder uma ficha com informações relevantes que aparecem do lado direito da página de busca, como na imagem ao lado.

Dessa maneira, quando um possível usuário pesquisa sobre sua marca ele tem acesso a informações como:

  • Localização;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Imagens do local;
  • Sites e Redes Sociais.

Além disso, é permitido também fazer comentários, avaliar a empresa, consultar estas notas de avaliação, pegar referências e ainda utilizar o Google Maps para ser direcionado ao estabelecimento.

Ao realizar essa pesquisa, o algoritmo procura alguma referência comercial que se relaciona com o tema e automaticamente mostra a ficha do local mais relevante, porém nem sempre as coisas são tão simples, os primeiros resultados são sempre aqueles que possuem uma ficha mais completa e mais próximas do local. Para isso, o Google identifica alguns fatores determinantes de resultados, como:

  • Distância: Considerando o local de pesquisa como determinante, por conta própria.
  • Relevância: Considerando a melhor combinação entre uma ficha local e a pesquisa, resultando numa resposta mais personalizada, baseada na localização, intenção de busca e histórico de pesquisa.
  • Proeminência: Considerando a popularidade da empresa, seu número de avaliações, seus comentários, suas notas e seus cliques. Ou seja, sua reputação e alcance. 

Quais são suas vantagens?

As vantagens de estar cadastrado na ferramenta são inúmeras, porém a principal delas é atrair mais clientes locais, ou seja, um usuário que pesquisa, por exemplo, por Empresas Juniores irá encontrar como resultado as que estão mais próximas do mesmo, agora se houver uma descrição quanto a localização, como, Empresa Júnior em São Paulo, a Otimiza pode aparecer como um de seus resultados. O aplicativo também é uma forma de criar sua presença através dos canais digitais, já que quanto mais o tempo passa, mais a sociedade fica conectada. 

Ademais, o Google Meu Negócio permite que seu público interaja com você por meio de mensagens privadas e comentários públicos, e como dito anteriormente, quanto mais informações sobre a sua empresa, melhor é seu destaque. 

Outro ponto positivo que é muito considerável é a questão do acesso às métricas e estatísticas, tendo em vista que pelo painel do app é possível ter informações relevantes para tomar decisões estratégicas. Os gráficos disponíveis na plataforma permitem que você visualize dados sobre como os clientes pesquisam sobre a sua empresa e como se comportam logo após isso; quantas pessoas ligam diretamente para a empresa, quantas solicitam a rota para chegar até seu estabelecimento e quantas pessoas visitam seu site. Portanto, saia na frente da concorrência com esse mecanismo do Google!

Como se destacar na plataforma?

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Existem alguns métodos bem interessantes para se obter destaque na plataforma, abaixo listamos alguns deles que poderão te ajudar.

A primeira dica é reivindicar o seu negócio, informando para a ferramenta que você é o administrador do local. Para isso é necessário se cadastrar, clicar em “gerenciar agora”, digitar o nome da empresa, ir até o painel de informações, clicar em “reivindicar está empresa” e, por último, “sou proprietário desta empresa”, depois disso acontecerá a etapa de verificação.

Outra dica bem legal é preencher 100% dos seus dados e não esquecer da sua descrição, dizendo ao algoritmo que sua página é relevante, também é necessário atualizar esses dados com frequência para não ocorrer erros de direcionamento de websites que não existem ou número de telefone errado. 

A próxima dica é não deixar seus potenciais clientes “no vácuo”, então não se esqueça de responder suas interações. Trabalhar o engajamento dessa ficha é importante para que o Google entenda que a marca está presente e como ela se importa com o usuário. Estimular avaliações é outro aspecto bem interessante e que te posiciona nos resultados, a própria ferramenta possui um link que você pode utilizar em suas ações de marketing nas redes sociais de sua empresa, colocando esse link por exemplo na descrição de seu Instagram.  

E por fim, a dica mais relevante: adicione fotos, ofertas e novidades! Os usuários de internet têm uma forte tendência visual, por isso é válido colocar imagens que facilitem sua identificação, sem contar no interesse que isso desperta.

Conclusões finais 

Então, se você gostou de saber sobre como você pode utilizar o Google My Business para se destacar e outras informações a respeito dessa ferramenta, agora basta que você crie uma conta e comece a usar, garantimos que ela irá te auxiliar, principalmente se você é novo no mercado.

Ressaltamos também que a Otimiza Empresa Júnior pode te auxiliar com essa tarefa, já que prestamos serviços para pessoas que começaram agora ou planejam abrir um novo negócio, prestando auxílio com ferramentas e estratégias de marketing como essa. Sendo assim, se você gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre a gente, entre em contato através de nosso whatsapp ou redes sociais. Será um prazer poder te ajudar!

LinkedIn do autor: Julio César Giomo


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