Otimiza Jr

Você certamente já teve contato com as notícias sobre a emergência climática e a problemática do aquecimento global, fenômeno que trata da elevação das temperaturas médias da superfície terrestre, tornando, por consequência, mais difícil a vida de seus habitantes. De modo análogo, clima organizacional ruim ou péssimo nas empresas afeta negativamente seus colaboradores. Assim sendo, para evitar que tal cenário impere nas organizações, cabe ao time de recursos humanos, antes de tudo, identificar como está o ambiente de trabalho, valendo-se para isso de indicadores, similarmente ao que fazem os cientistas da área climática. E aí, quer saber mais sobre esses indicadores? Então, não perca essa oportunidade, e continue conosco da Otimiza EJ na leitura desse artigo!


Introdução:

Pode-se definir um indicador, em linhas gerais, como um elemento, normalmente um valor, dado ou métrica, a partir do qual consegue-se entender um fenômeno ou situação, permitindo, portanto, a criação de estratégias. Não obstante, cabe pontuar que as características de um bom indicador são as seguintes:

  • Facilidade de obtenção de dados;
  • Facilidade de mensuração;
  • Facilidade de controle;
  • Facilidade de interpretação.

Exemplos de Indicadores:

Os tópicos seguintes apresentam uma boa relação explicativa dos principais indicadores de clima organizacional disponíveis na literatura, confira:

  • Absenteísmo: Este indicador trata da quantidade de faltas e atrasos de um membro da organização. Assim como ocorrerá nos demais, o raciocínio por trás da validade dessa informação é lógico, quanto maior a taxa de absenteísmo, pior tende a ser o clima, posto que se o colaborador está se atrasando ou faltando em demasia, significa que ele não quer estar o menor tempo possível naquele ambiente. Portanto, é fundamental que esse tipo de dado seja levado em conta na estratégia de gestão.
  • Produtividade: Se é sabido que em organizações cujos trabalhadores estão engajados e motivados, a produtividade cresce. Logo, em locais, nos quais reina a desmotivação, característica precípua de climas organizacionais negativos, os índices relativos à produtividade tendem a cair. Ou seja, atentar-se a esses índices é uma boa forma de identificar a situação do seu ambiente laboral.
  • Posicionamento de Marca: Organizações com bons climas organizacionais, como visto acima, tendem a possuir funcionários que se comportam como promotores/impulsionadores de marca. Diante disso, é coerente afirmar que marcas bem posicionadas no mercado tendem a ter boas condições de ambiente de trabalho. Logo, um bom caminho para o time de RH é atentar-se às métricas de visibilidade.
  • Turnover: Esse indicador trata das taxas de rotatividade de uma companhia. logo, é um ponto basal para que os analistas observem, pois, locais com alta rotatividade geralmente apresenta clima organizacional ruim ou péssimo, haja vista que a maioria dos colaboradores que ingressam desistiram de permanecer nesse ambiente.  
  • Processos/reclamações Trabalhistas: É evidente que se parcela significativa dos membros entram com ação na Justiça do Trabalho em busca de compensação ou retratação por parte da organização, o clima organizacional não está positivo. Logo, essa é outra fonte importante para o desenvolvimento de uma estratégia ideal de gerenciamento do capital humano.

Considerações Finais:

Diante de todas as informações supracitadas, torna-se evidente que indicadores de clima organizacional são um excelente método para o desenvolvimento de melhorias e estratégias no gerenciamento de membros, acessível e com efeitos visíveis nas organizações. Nesse sentido, aplicá-los assiduamente é um hábito muito positivo para qualquer negócio. Entretanto, essas não são as únicas medidas que as empresas devem adotar, um bom Plano de Marketing e de Negócios também é basal. Tais serviços são ofertados pela Otimiza, assim sendo, caso tenha interesse, não perca a chance de agendar uma reunião de diagnóstico de modo gratuito!

Em acréscimo, caso tenha alguma sugestão, comentário e/ou dúvida sobre o tema deste artigo ou sobre nossos serviços, estamos totalmente abertos a qualquer esclarecimento!

Linkedin do autor: João Pedro Ferreira Nogueira


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *