Otimiza Jr

É impossível abrir um jornal, acessar um site de notícias, ligar a TV ou descer um pouco o feed de qualquer rede social sem entrar em contato com alguma mídia falando da emergência climática e das demais mazelas de cunho ambiental que o planeta enfrenta. Em vista dessa necessária e massiva abordagem desse tema, parcela significativa dos consumidores tem se preocupado como as mercadorias e serviços comprados e/ou contratados afetam o meio ambiente. Logo, para que uma empresa, independente de seu porte, estabeleça-se solidamente no mercado, a adoção de boas práticas ambientais deve ser uma das preocupações centrais, mas não a única, já que divulgar que essas medidas fazem parte do dia a dia da empresa também é fundamental, sendo este o foco do marketing verde. Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue conosco nesse artigo.


Diagrama, Desenho técnico  Descrição gerada automaticamente

Definição:

Mormente, é de basal importância que se evidencie o que é o marketing verde. Nesse sentido, podemos definir o marketing verde, também denominado como ecomarketing ou marketing ecológico ou ainda marketing sustentável, como uma estratégia de publicidade que evidencia os benefícios ou a ausência de malefícios ambientais causados pelas mercadorias e/ou serviços anunciados em todos seus estágios (criação, compra, escolha de matérias-primas, produção e distribuição).

Marketing Verde é diferente de Greenwash:

Antes de que sejam abordados outros pontos mais práticos nesse artigo, é imperioso que se evidencie que toda boa campanha, independente de seu foco, não deve mentir ou enganar, e com o marketing ecológico não é diferente, aliás é esse tipo de propaganda é ainda mais sensível a isso, em virtude de casos notórios de empresas que fizeram greenwash (“lavagem verde”), enganando e mascarando em suas campanhas práticas nocivas ao meio ambiente por elas adotadas. Logo, sua empresa só deve divulgar que defende o planeta, se realmente toma medidas práticas para isso, do contrário, os prejuízos à reputação da marca são profundos e muito difíceis de serem apagados.

Medidas para tornar sua empresa mais sustentável:

  • Produza bens duráveis;
  • Elimine testes com animais;
  • Reduza o máximo possível ou elimine o uso de materiais poluentes;
  • Economize água e demais materiais não renováveis;
  • Aposte em materiais biodegradáveis;
  • Faça o descarte correto dos resíduos de todas as etapas do processo produtivo;
  • Invista em reciclagem;
  • Apoie ongs e projetos que tratam desse tema.

Exemplos de como divulgar que práticas “verde” fazem parte do quotidiano da empresa:

  • Busque e inclua nas embalagens selos sustentáveis;
  • Produza material (Blog, fotos, comerciais, post etc.) evidenciando como as medidas elencadas na seção acima são aplicadas na prática;
  • Produza material (Blog, fotos, comerciais, post etc.) associando sua marca com os projetos e ongs apoiados;
  • Crie campanhas que incentivem seus consumidores a adotarem práticas sustentáveis também (exemplos: inclusão de sugestões na embalagem de como reciclá-la ou reutilizá-la; inclusão de um compartimento com sementes no produto, caso de lápis que trazem sementes em sua porção superior).

Vantagens do Marketing Verde:

  • Expande seu público-alvo, atraindo novos clientes, geralmente, dispostos a pagar mais por produtos verdes;
  • Diferencial dos concorrentes;
  • Melhora a reputação e a imagem da marca;
  • Facilita a atração de potenciais investidores e bancos;
  • A longo prazo, gera economia.

Considerações Finais:

A partir dos fatos supracitados, fica claro que o uso adequado de estratégias próprias do Marketing Verde são uma tendência que contribui consideravelmente para a obtenção de bons resultados para qualquer negócio! Logo incluí-lo em seu Plano de Marketing pode ser uma ótima decisão! Serviço esse que é oferecido pela Otimiza Empresa Júnior! Assim sendo, caso tenha interesse, não perca a chance de agendar uma primeira reunião de diagnóstico de modo gratuito!

Em acréscimo, caso tenha alguma sugestão, comentário e/ou dúvida sobre o tema deste artigo ou sobre nossos serviços, estamos totalmente abertos a qualquer esclarecimento!

LinkedIn do autor: João Pedro Ferreira Nogueira


2 comentários

שירותי ליווי · 23/08/2022 às 05:10

Can I just say what a relief to uncover an individual who really understands what theyre talking about on the web. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. More people ought to read this and understand this side of the story. I was surprised that you arent more popular given that you most certainly have the gift.

מגוון רחב של דירות דיסקרטיות · 25/08/2022 às 14:57

Very good post. I certainly appreciate this site. Continue the good work!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *