Otimiza Jr

As empresas juniores (EJ’s) tem ganhado cada vez mais espaço no mercado empreendedor. Grandes empresas como Ambev, Bradesco e Raízen apoiam o Movimento Empresa Júnior (MEJ).

O movimento surgiu na França em 1967, e tinha como objetivo realizar estudos de mercado para empresas, no país o conceito de empresa júnior logo se expandiu e em 1969 já contava com uma Confederação Nacional de Empresas Juniores. Mas é a partir da década de 80 que o movimento empresa júnior já consolidado na França, começa a se estender para outros países como Espanha, Estados Unidos e Brasil.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de São Paulo (USP) foram as primeiras instituições de ensino superior do Brasil a constituir empresas juniores no país. Atualmente, o Brasil é hoje recordista mundial de empresas juniores, contando com mais de 900 EJs e mais de 22 mil empresários juniores.

Já deu para sentir o tamanho do movimento? Continue lendo o artigo para conhecê-lo mais e descobrir os benefícios em contratar uma EJ!


1. O que é uma Empresa Júnior?

Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos formada e gerida por alunos de um curso superior, em que seus participantes tem, entre seus objetivos, fomentar o empreendedorismo e colocar o aprendizado da graduação em prática, aproximando o mercado de trabalho dos estudantes, assim como da própria universidade.

As EJ’s são vinculadas a uma instituição de ensino superior, na qual os membros contam com o auxílio dos professores durante os projetos de consultoria. Durante a vivência empresarial, os alunos obtêm experiência profissional e tem a oportunidade de pôr em prática aquilo que é aprendido em sala de aula.

Visto que a finalidade é proporcionar experiência aos alunos, contamos com preços abaixo do de mercado e todo o lucro é revertido na capacitação dos membros através de cursos, workshops e mentorias. 

As empresas juniores atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que normalmente não têm acesso à consultoria sênior devido o alto custo.

2. Quais são as vantagens em contratar uma?

As vantagens de se contratar uma Empresa Júnior passam por itens como, por exemplo, os projetos desenvolvidos pelos alunos exigirem um investimento baixo, visto que a empresa não tem fins lucrativos.

Além disso, há qualidade e pontualidade na entrega do projeto, que é garantida pela orientação dos professores-doutores, profissionais excelentes com anos de experiência nas mais diversas áreas possíveis, e pela paixão de jovens determinados a contribuir com a sociedade.

Vale acrescentar que o processo de contratação é simples e sem burocracias, justamente para que empresas de todos os portes possam recorrer ao serviço.

3. O Movimento Empresa Júnior (MEJ)

A fim de maior interação e união entre as EJ’s, cada estado possui sua federação e seus núcleos. No nosso caso, fazemos parte da Federação De Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) e somos parte do Núcleo Campinas! A instância que representa as empresas juniores a nível nacional é a Brasil Júnior

Todas essas instituições têm por objetivo, oferecer máximo suporte às empresas juniores que orientam, tanto em indicações de serviços e clientes, como em suporte para as mais diversas áreas administrativas da empresa em si.

Missão das empresas juniores: formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

O MEJ tem como missão a busca por um Brasil empreendedor, trabalhando para formar pessoas capazes de transformar o país e com comprometimento para completar os melhores dos projetos.

Por fim, procuramos dar um retorno para a sociedade, algo que impacte o pequeno empreendedor, principalmente se pensarmos que nossas universidades públicas são bancadas pela captação de impostos da população como um todo.

4. Qual o impacto das Empresas Juniores

Além de impactar a vida de diversos alunos e microempreendedores, as EJ’s também impactam a economia do país.

Desde 2010, o MEJ já movimentou mais de R$ 70 milhões na economia brasileira, sendo todo lucro revertido na educação empreendedora dos estudantes.

Vale acrescentar que o movimento já realizou mais de 20 mil projetos por todo o Brasil, e muitos deles causaram um grande impacto na sociedade.

5. Considerações finais

Ficou claro que somos organizações séries e buscamos sempre impactar positivamente a vida dos nossos clientes.

Além de encontrar meios sustentáveis para desenvolver nossos projetos, estamos sempre em busca da inovação de forma a oferecer um retorno positivo para a sociedade.

Quer saber mais sobre o movimento empresa júnior? Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em responder todas as suas dúvidas.

Categorias: MEJ

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *