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Se você é ou deseja ser um empreendedor, talvez já tenha ouvido falar sobre valuation ou a respeito do valor da sua empresa. Mas você sabe de fato para o que ele serve e qual é sua importância? Se a resposta for não, não deixe de ler esse artigo, no qual abordaremos o tema por completo.


Afinal, o que é Valuation?

Valuation ou em português “Avaliação de Empresas” é o processo que busca estimar o valor real de uma empresa, ou seu valor intrínseco.  Desse modo, o empreendedor pode ir atrás de investimentos e até saber qual seria o preço do seu negócio caso o mesmo fosse colocado à venda. O investidor, por sua vez, pode fazer uma projeção do valor das ações da empresa para o futuro, e até mesmo estimar o retorno que pode ter caso invista. 

Vale ressaltar ainda que no caso das startups é importante conhecer os conceitos de pré-money valuation e post-money valuation. Pré-money valuation é a avaliação da startup realizada antes da mesma receber aportes financeiros, já o  post-money valuation é feito após um aporte. Ele considera o pré-money acrescido do aporte.

Dentro da metodologia do valuation, existem ainda diversas técnicas de avaliação que podem ser utilizadas para fazer conjecturas a respeito do valor de uma organização. Nesse sentido, nós podemos citar o Fluxo de Caixa descontado (FCD) como o mais conhecido entre elas. Outras técnicas também são bastante utilizadas, como, por exemplo, a avaliação do histórico de múltiplos e análise comparativa de múltiplos.  

Podemos fazer algumas ressalvas em relação a essa avaliação. A primeira delas diz respeito ao valor atribuído do negócio que é feito com base em estimativas, assim os resultados podem ser um pouco diferentes do que os cálculos previam e variam conforme o método e os números utilizados. A segunda é ter em mente que o valuation não é uma ciência exata por envolver diversos fatores subjetivos.

Por que realizá-lo e qual a sua importância?

Você, como consumidor, aceitaria pagar R$40 em um pãozinho francês? Provavelmente sua resposta será negativa, do mesmo modo, no mercado de capitais ninguém gostaria de pagar um preço maior do que vale um ativo. No caso do pãozinho, a melhor opção para esse consumidor seria comprá-lo em outro estabelecimento, ou pesquisar produtos similares e comparar seus preços. Se a média de um pão é R$0,45, então pagar R$40 nele é extremamente caro.

Algo que também poderia ser levado em conta é o custo de produção desses produtos. É claro que para se produzir um pão alguns centavos são suficientes, mesmo que seus fabricantes assumam margens mais elevadas, seu preço não ficaria mais do que R$0,50. O consumidor ao comparar os preços e identificar os custos envolvidos neste produto, estimando uma margem de lucro, poderá reconhecer facilmente e identificar se o produto está saindo num preço justo ou muito caro. 

Ao realizar a comparação de preços e identificar o valor justo de um produto, o consumidor está fazendo uma espécie de valuation. Comprar uma mercadoria a um preço justo, ou barato, garante a ele uma economia de capital e uma margem de segurança na compra. Assim funciona no mercado de ações, por exemplo, existem duas empresas com fundamentos e históricos semelhantes, operando num mesmo setor. A primeira negocia o lucro por 10 vezes e a segunda negocia por 15 vezes, obviamente a primeira negocia com um Preço/Lucro mais em conta.

Ademais, adquirir ativos que estejam com valuation atrativo gera uma margem de segurança ao investidor ainda maior e é extremamente importante, isso porque caso algo não dê certo o investidor estará mais protegido do que aqueles que comprar ativos caros. Podemos dizer ainda que comprar uma ação estimando seu crescimento para o futuro e que possui um valuation caro pode ser um risco grande e muito perigoso, já que o investidor pode estar assumindo premissas que não irão se concretizar.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Para efetuar esse cálculo sua empresa deve seguir uma metodologia específica e colocá-la em prática, entre as mais usuais podemos citar:

Métodos múltiplos de mercado

Também chamado de avaliação relativa, essa metodologia é usada para comparar os múltiplos de negócio avaliado com os que atuam no mesmo setor. Para isso, podemos analisar o lucro, o faturamento e outras informações. Essa é a metodologia mais fácil de se usar e mais rápida, mas requer que o aplicador do valuation conheça o mercado da empresa. Além disso, encontrar uma empresa parecida pode ser um desafio.

Método do fluxo de caixa descontado

Esse é o método de valuation é considerado o mais preciso e também muito conhecido. Para realizar seus cálculos é necessário analisar o fluxo de caixa da empresa e observar seus custos, suas receitas e despesas. Depois de estabelecer a taxa de desconto, que representa a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo. Por fim, soma-se o fluxo de caixa e subtrai-se a taxa de desconto, o valor encontrado é o valuation.

Método de liquidação de ativos 

O método de liquidação de ativos é utilizado quando parte dos sócios decidem vender a empresa e encerrar as atividades. Nele é necessário somar todos os ativos e subtrair os passivos, considerando os bens materiais do negócio, que são facilmente transformados em dinheiro. O objetivo é que o comprador consiga estimar  o valor que ele vai obter caso seja preciso liquidá-la.  

Método de capital de risco

Por último, mas não menos importante, existe o método de capital de risco que parte do ponto de vista do investidor, nele avalia-se o retorno financeiro que uma empresa pode trazer durante um determinado período de tempo. É bastante usado com startups e possui grande potencial de gerar lucro. Com base nele, o investidor saberá quanto pode ganhar caso retire seu investimento. Ele também auxilia na hora de decidir o valor máximo a ser investido para conseguir o retorno desejado.

Conclusões Finais

Por fim, como visto em todo artigo, valuation é um tipo de serviço que permite saber o valor da empresa e isso é uma necessidade para quem precisa comprar, vender ou também para quem precisa saber dessa informação estratégica. Portanto, é de extrema importância que ele seja realizado da melhor forma possível e por quem saiba de fato executá- lo da melhor maneira.

Nós da Otimiza Empresa Junior possuímos esse serviço em nosso portfólio, trabalhamos com uma equipe de profissionais que irá te atender e propor uma metodologia específica para seu negócio. Sendo assim, entre em contato com a gente através de nosso WhatsApp ou por nossas redes sociais, possuímos excelência em gestão e atuamos com os preços mais acessíveis do mercado. Será um prazer poder te ajudar!

LinkedIn do autor: Julio Giomo 

Categorias: Valuation

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