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Maneiras de aumentar as vendas!


Grande parte dos pequenos empreendedores sentem dificuldades para alavancar as vendas de sua empresa, principalmente se estão passando pelo momento de abertura e consolidação da marca no mercado, quando ainda não conseguiram fidelizar seus clientes.

Outros até já conquistaram compradores, mas não o suficiente para que as vendas sejam impulsionadas. Há, também, os empresários que atingem tal objetivo, mas que investem tanto no processo que acabam por não ter o lucro desejado.

Você, empreendedor, sente que sua empresa não está vendendo o suficiente para bater as metas? Ou que os rendimentos poderiam ser maiores? Então, conheça as cinco dicas indispensáveis que preparamos para te ajudar no seu negócio!

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1ª dica: Crie uma meta de vendas para sua empresa

Inúmeras vezes, ao criar metas para os negócios, os donos e administradores cometem o erro de não quantificá-las, definindo apenas “Aumentar as vendas”, de maneira que não é possível saber se o objetivo foi atingido ou não. É, portanto, essencial que se estabeleça uma quantidade mínima de vendas para ser alcançada. A partir disso, sua empresa se orientará pelos resultados que está tendo, com a possibilidade de analisá-los, além de poder traçar as estratégias que auxiliarão sua empresa a intensificar as vendas.

 2ª dica: Faça uma análise do mercado

A análise de mercado possui diversas finalidades para a estruturação e administração de uma empresa, inclusive no momento das vendas. 

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Dentro da análise mercadológica, uma das principais etapas é a pesquisa de público-alvo. Com ela, você poderá descobrir quem são seus principais clientes, além de informações sobre eles, como, por exemplo: localização, valores que estão dispostos a pagar por determinado produto, o que consideram diferenciais no momento da compra, produtos que gostariam de encontrar, bem como recomendações para a empresa. Com isso, você será capaz de entender melhor o seu cliente e suas necessidades, podendo focar suas ações para atraí-lo mais ainda e realizar as vendas.

A segunda etapa a ser realizada é a análise de concorrência. Nesse momento, é feita a identificação dos concorrentes localizados na área, além da coleta de informações como produtos, preços e diferenciais. É possível analisar as estratégias de marketing e, também, a atuação nas redes sociais. Lembre-se de observar as avaliações dos clientes, procurando pontos a serem melhorados ou que os satisfizeram. Independentemente das ações de seus concorrentes, saiba que sua empresa deve criar suas próprias estratégias, sendo estas originais. Em conjunto com a pesquisa de público alvo, você poderá traçar planos que fazem sentido para a sua empresa, sempre tendo como foco o cliente, a fim de alavancar as vendas. 

3ª dica: Forneça treinamentos à sua equipe

A maioria dos consumidores não volta a comprar em um estabelecimento no qual não tenha sido bem atendido, tenha tido uma experiência ruim ou em que o funcionário não tenha sido capaz de ajudá-lo. 

Desse modo, é de extrema importância que sua equipe de funcionários e colaboradores seja bem treinada para cada uma das funções que deve realizar. A equipe deve ter conhecimento do local de trabalho e dos produtos que são comercializados, além de saber a maneira correta de tratar o cliente e responder suas dúvidas, caso existam. O bom atendimento do cliente, contudo, não depende apenas do treinamento do funcionário, mas também de sua motivação. Para isso, é importante que empresa e empregado tenham seus valores alinhados; fornecer benefícios, acréscimos e prêmios também são uma excelente forma de motivar a equipe. 

4ª dica: Invista no Marketing 

O marketing é uma das maneiras mais eficientes de conquistar seus clientes e aumentar o número de vendas do seu negócio. Para isso, você deve fazer um Plano de Marketing e ter bem definida a sua estratégia de marketing, a fim de enaltecer os pontos fortes da sua empresa e divulgar uma identidade de marca com a qual seu cliente se identifica.

Para isso, pense em quais serão os canais utilizados (rádio, televisão, redes sociais, sites e blogs, etc), os formatos de conteúdos a serem divulgados (textos, vídeos, posts), a frequência da divulgação (diária, semanal, mensal) e, também, quem fará os conteúdos (podem ser feitos internamente ou por terceiros).

Vale ressaltar que o marketing digital tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, sendo abundante em estratégias e possibilidades. Por meio dele, é possível atingir o consumidor de uma maneira mais rápida e eficiente, sem necessariamente aumentar o custo de aquisição de clientes.

5ª dica: Fidelize seus clientes

Fidelizar os clientes é um importante passo no processo de vendas, visto que traz benefícios interessantes para a empresa. Ter um cliente fidelizado significa que você foi capaz de satisfazê-lo ao ponto de ele repetir a compra. 

O desenvolvimento do lead pelo funil de vendas é longo e complexo, de maneira que ele pode demorar até chegar ao ponto da decisão de compra, além do valor que deverá ser pago até esse momento. Logo, vemos que ter um cliente fidelizado significa que ele já passou por esse processo, conhece e gosta da marca, e compra com base em sua experiência, sendo bem mais barato. Ademais, o cliente fidelizado tem grande propensão a dar boas avaliações para sua empresa e, até mesmo, fazer “propaganda” para conhecidos. Assim, seu negócio ganha uma boa posição e o processo de aquisição de novos clientes também se torna mais simples, barato e fácil. 

Conclusões Finais

Por fim, é válido salientar que aumentar e impulsionar as vendas do seu negócio faz parte de um processo e, consequentemente, leva tempo, planejamento e paciência. É necessário fazer a coleta e análise de informações, para então traçar cada uma das estratégias e ações, sempre com foco em satisfazer as necessidades do cliente, de maneira a melhorar o processo de vendas qualitativa e quantitativamente. 

Nós da Otimiza Jr. oferecemos vários serviços que podem te auxiliar com seus objetivos, como o Plano de Negócios e o Plano de Marketing. Somos uma equipe com experiência em consultoria empresarial e muita dedicação para te ajudar!

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LinkedIn da autora: Giovanna Batistella


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