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As redes sociais possuem uma capacidade incrível de proporcionar aos seus usuários a possibilidade de postar e compartilhar conteúdo para toda e qualquer pessoa que esteja conectada. Obviamente, tal grau de conectividade vem sendo explorado pelas empresas para não só atingir o seu público-alvo, mas também para conquistá-lo da melhor maneira possível. E, exatamente nesse momento, o assunto “Marketing de Conteúdo” se torna tão importante para o estabelecimento e ampliação de uma empresa nas redes. 

E aí, ficou interessado(a) neste assunto? Então, para aprimorar a presença da sua marca nas redes, leia o texto abaixo.


O que é o Marketing de Conteúdo? 

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com o objetivo de criar e compartilhar conteúdos relevantes e de valor para atrair e fidelizar possíveis clientes. Os conteúdos podem ser textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e tem como principal finalidade ajudar a solucionar problemas do público-alvo, além de fortalecer a autoridade da marca. 

O principal propósito do Marketing de Conteúdo é engajar e crescer a rede de clientes. É uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade da marca e a interação com os consumidores, nutrir a base de leads, reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), ganhar confiança do público e até mesmo melhorar a experiência pós-venda. Ele pode ser baseado em três vantagens: 

Autoridade e visibilidade: Atualmente, a web é a principal fonte de informação para muitas pessoas. Ao produzir conteúdos relevantes e que vêm ao encontro das necessidades e objetivos da sua audiência, você facilita esse processo, conquista autoridade naquele assunto, tornando-se uma importante fonte de referência, e ganha visibilidade no mercado. 

Relacionamento: Através do Marketing de Conteúdo, você se aproxima dos seus clientes e potenciais clientes, permitindo a construção de uma relação pautada na confiança e na interação. Ao oferecer conteúdos relevantes e realmente úteis, você permite que eles tomem decisões mais assertivas, além de mostrar-se sempre ali à disposição para o que eles precisarem ao longo da jornada.

Vantagem em relação aos concorrentes: Em um mercado cada vez mais concorrido, ao trazer um conteúdo de fato pensado para sanar as dúvidas e dores dos seus possíveis clientes, você conquista a sua confiança e uma grande vantagem competitiva. Afinal, quando precisar de um novo produto ou serviço, aquela pessoa, provavelmente, irá procurar primeiro a sua empresa, pois já tem uma imagem positiva construída na sua cabeça e sabe que você está ali para ajudá-la. Com uma marca forte e estabelecida na mente dos seus possíveis clientes, tudo fica mais fácil.

Como fazer um bom Marketing de Conteúdo

Primeiramente, é importante dizer que a produção de conteúdo para a internet não possui uma receita mágica e universal, a qual te levará ao sucesso. Na verdade, há variadas abordagens e, fundamentalmente, sua estratégia deve estar em concordância com a sua área e público. Todavia, existem etapas específicas que você deve seguir para criar um plano que tenha solidez e ajude sua marca e negócios a crescer. E tais etapas são:

Identifique e estabeleça objetivos

É fundamental começar por esclarecer suas metas gerais de marketing e, também, como você deseja que sua estratégia de marketing de conteúdo atenda a essas metas, ou seja, a criação de um bom Plano de Marketing é parte essencial da produção de conteúdo para a internet. Pois com ele, a missão de produzir um conteúdo que possua sentido e que seja efetivo será certamente mais fácil e suave.

Programe o seu conteúdo 

Tão importante quanto possuir um Plano de Marketing é ter um calendário. Um calendário permitirá que você adote uma abordagem geral para o planejamento de conteúdo. Isso o ajudará a visualizar suas ideias e organizá-las de uma maneira que torne a estratégia definida mais fácil de ser executada. 

Além disso, ao programar o conteúdo, não tenha medo de direcioná-lo para diferentes mídias sociais, visando aproveitá-lo ao máximo. Lembre-se também de considerar o conteúdo específico de cada rede social ao realizar uma postagem, levando-se em consideração os dados que serão obtidos nas métricas. 

Meça os resultados 

O último passo para uma estratégia eficaz de conteúdo de redes é a medição dos resultados dos esforços empreendidos. Porém, mais importante do que medir, é medir o que realmente é importante. Os objetos utilizados como métricas têm de estar relacionados com o objetivo que foi estabelecido na primeira etapa, pois somente assim você, realmente, saberá se está produzindo/divulgando/direcionando o conteúdo da maneira ideal para a sua empresa.

Considerações finais 

O planejamento eficaz de uma estratégia de conteúdo de mídia social é complexo e envolve muita dedicação, no entanto, não é impossível. Com as ideias acima, desenvolver um planejamento de conteúdo, que seja estratégico, eficaz e eficiente, será um processo bem menos doloroso do que o costume. 

Por fim, vale ressaltar também que você não está sozinho. Nós, da Otimiza Empresa Júnior, podemos te ajudar com isso! Possuímos serviços como Plano de Negócios e Plano de Marketing, que podem ser essenciais para a produção de conteúdo para as redes de seu negócio. 

Se gostou desse conteúdo, e está interessado em nossos serviços, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar a conquistar seus objetivos!

Autores: José Valota e Thaís Martins


2 comentários

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