Otimiza Jr

O posicionamento de marca é extremamente importante para manter os bons resultados de uma empresa. Veja o que você precisa saber sobre o assunto!


Durante o processo de abertura de um negócio, um dos principais passos a serem realizados é o posicionamento de marca. É a partir dele que você definirá a linguagem utilizada com o seu público-alvo, a identidade da sua marca, os pilares que a fortalecem e até mesmo os métodos por meio dos quais a sua empresa se comunica.

Entretanto, é necessário ter em mente que, com o passar do tempo, as pessoas mudam suas necessidades e seus hábitos, gerando novas tendências de consumo, que são acompanhadas pelo mercado. Desse modo, ao perceber que o seu empreendimento pode estar ficando para trás ou que os resultados não estão sendo tão satisfatórios, fazer o reposicionamento de marca pode ser uma excelente tática!

O que é reposicionamento de marca?

O reposicionamento de marca, também conhecido como “rebranding”, ocorre quando um negócio decide mudar a maneira como está se posicionando no mercado, visando se adaptar à imagem que realmente quer transmitir aos seus clientes. E para chamar a atenção do público-alvo e conquistá-lo, é importante planejar como ela será exibida, mantendo sua essência mesmo após as mudanças. 

Frisamos que para realizar o reposicionamento de marca, é fundamental alinhar tudo o que precisa de alterações, desde estratégias, melhorias nos produtos e serviços, identidade visual e comunicação. É a partir da organização e do aperfeiçoamento de vários pontos que sua empresa irá alcançar seus objetivos com maior eficiência.

Existem dois tipos de reposicionamento de marca, sendo eles:

  • Radical: é feito por oportunidades imperdíveis de negócio, pressões do mercado ou crises, por exemplo. Normalmente, este tipo de reposicionamento envolve uma reestruturação geral da marca e necessita de um grande investimento.
  • Incremental: é o tipo de reposicionamento que ocorre aos poucos, alterando pontos para se adaptar a determinadas mudanças no mercado ou nos hábitos dos consumidores. 

Sabendo disso, tenha em mente que reposicionar sua marca pode ser uma excelente maneira de mantê-la atualizada e em conexão com o público, recuperando clientes, conquistando novos e melhorando a imagem dela no mercado. 

Quando realizar o reposicionamento de marca? 

Bom, agora, você já sabe o que é o reposicionamento de marca, seus tipos e porque é importante. Mas, está se perguntando qual o momento correto para colocá-lo em prática? Para entender que sua empresa está precisando se reposicionar, você pode fazer a análise de alguns indicadores internos, como:

  • Entrada da marca em um novo segmento;
  • Fusão ou compra;
  • Alteração na estratégia de marketing;
  • Mudanças na proposta de valor;
  • Diminuição nas vendas.

Além desses, também é válido avaliar alguns indicadores externos, como:

  • Novas empresas no mercado;
  • Mudanças nas estratégias de empresas concorrentes;
  • Alterações no cenário econômico;
  • Crises;
  • Modificações no comportamento dos consumidores.

Se, perante análise profunda, você percebeu que seu empreendimento não está respondendo bem a esses indicadores, isso é um sinal de que ela está precisando se atualizar, principalmente para acompanhar os hábitos do público-alvo. 

Considerações Finais

Por fim, é importante levar em conta que, para realizar um bom reposicionamento de marca, acompanhado de bons resultados, ele deve vir com uma análise de mercado, conhecendo bem o público-alvo, os concorrentes e o cenário no qual a marca está inserida. Também é válida a estruturação de um Plano de Marketing, montando a identidade visual ideal para o seu negócio. 

A Otimiza Jr. é uma empresa júnior de consultoria em gestão empresarial e conta com membros especializados e com experiência no ramo. Nós podemos te auxiliar com uma Análise de Mercado, um Plano de Marketing e muitos outros serviços. Entre em contato conosco! 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *