O posicionamento de marca é extremamente importante para manter os bons resultados de uma empresa. Veja o que você precisa saber sobre o assunto!
Durante o processo de abertura de um negócio, um dos principais passos a serem realizados é o posicionamento de marca. É a partir dele que você definirá a linguagem utilizada com o seu público-alvo, a identidade da sua marca, os pilares que a fortalecem e até mesmo os métodos por meio dos quais a sua empresa se comunica.
Entretanto, é necessário ter em mente que, com o passar do tempo, as pessoas mudam suas necessidades e seus hábitos, gerando novas tendências de consumo, que são acompanhadas pelo mercado. Desse modo, ao perceber que o seu empreendimento pode estar ficando para trás ou que os resultados não estão sendo tão satisfatórios, fazer o reposicionamento de marca pode ser uma excelente tática!
O que é reposicionamento de marca?
O reposicionamento de marca, também conhecido como “rebranding”, ocorre quando um negócio decide mudar a maneira como está se posicionando no mercado, visando se adaptar à imagem que realmente quer transmitir aos seus clientes. E para chamar a atenção do público-alvo e conquistá-lo, é importante planejar como ela será exibida, mantendo sua essência mesmo após as mudanças.
Frisamos que para realizar o reposicionamento de marca, é fundamental alinhar tudo o que precisa de alterações, desde estratégias, melhorias nos produtos e serviços, identidade visual e comunicação. É a partir da organização e do aperfeiçoamento de vários pontos que sua empresa irá alcançar seus objetivos com maior eficiência.
Existem dois tipos de reposicionamento de marca, sendo eles:
- Radical: é feito por oportunidades imperdíveis de negócio, pressões do mercado ou crises, por exemplo. Normalmente, este tipo de reposicionamento envolve uma reestruturação geral da marca e necessita de um grande investimento.
- Incremental: é o tipo de reposicionamento que ocorre aos poucos, alterando pontos para se adaptar a determinadas mudanças no mercado ou nos hábitos dos consumidores.
Sabendo disso, tenha em mente que reposicionar sua marca pode ser uma excelente maneira de mantê-la atualizada e em conexão com o público, recuperando clientes, conquistando novos e melhorando a imagem dela no mercado.
Quando realizar o reposicionamento de marca?
Bom, agora, você já sabe o que é o reposicionamento de marca, seus tipos e porque é importante. Mas, está se perguntando qual o momento correto para colocá-lo em prática? Para entender que sua empresa está precisando se reposicionar, você pode fazer a análise de alguns indicadores internos, como:
- Entrada da marca em um novo segmento;
- Fusão ou compra;
- Alteração na estratégia de marketing;
- Mudanças na proposta de valor;
- Diminuição nas vendas.
Além desses, também é válido avaliar alguns indicadores externos, como:
- Novas empresas no mercado;
- Mudanças nas estratégias de empresas concorrentes;
- Alterações no cenário econômico;
- Crises;
- Modificações no comportamento dos consumidores.
Se, perante análise profunda, você percebeu que seu empreendimento não está respondendo bem a esses indicadores, isso é um sinal de que ela está precisando se atualizar, principalmente para acompanhar os hábitos do público-alvo.
Considerações Finais
Por fim, é importante levar em conta que, para realizar um bom reposicionamento de marca, acompanhado de bons resultados, ele deve vir com uma análise de mercado, conhecendo bem o público-alvo, os concorrentes e o cenário no qual a marca está inserida. Também é válida a estruturação de um Plano de Marketing, montando a identidade visual ideal para o seu negócio.
A Otimiza Jr. é uma empresa júnior de consultoria em gestão empresarial e conta com membros especializados e com experiência no ramo. Nós podemos te auxiliar com uma Análise de Mercado, um Plano de Marketing e muitos outros serviços. Entre em contato conosco!
0 comentário