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Descubra porque coletar dados é uma boa estratégia para a manutenção da sua empresa


A facilidade de acesso a informação que temos hoje se configura como uma fonte valiosa de obtenção de dados. Devido ao avanço tecnológico, sobretudo após o advento da Terceira Revolução Industrial e a difusão da informática, muitas informações encontram-se, atualmente, ao alcance de um clique.

Todavia, se por um lado o acesso foi facilitado, por outro, a velocidade dos fluxos de informações atingem patamares cada vez mais elevados. Isto é, há um grande contingente de dados e estes se renovam a todo momento.

Assim, ao se analisar os impactos desse avanço sob a perspectiva do mercado microempreendedor, o que se verifica é que as tendências se alteram a todo momento, de forma que quem opta por ignorá-las e se manter parado no tempo, perde espaço para a concorrência.

Nesse cenário, torna-se evidente a importância de possuir informações tanto básicas quanto aprofundadas acerca do ramo no qual se enquadra o seu negócio. Conhecer, por exemplo, as preferências dos consumidores, fornecedores ou mesmo as vantagens e/ou desvantagens oriundas da localização geográfica na qual o estabelecimento se encontra podem oferecer um material extremamente rico em informação que pode ser usado em prol da empresa.

Para reunir os dados almejados e atingir o objetivo definido, uma opção bastante viável e agregadora é realizar uma pesquisa de mercado, uma vez que esta possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla sobre a sua área de atuação, além de servir como base para a definição de estratégias e tomadas de decisões.

O que é uma pesquisa de mercado?

O serviço de pesquisa de mercado basicamente é uma coleta de dados de características comportamentais, hábitos de consumo e de benchmarking onde a partir dessa análise é possível entender a situação do mercado na qual a empresa está inserida de forma que seja possível traçar estratégias mais efetivas para as próximas ações que a empresa irá tomar.

Por que realizar uma pesquisa de mercado é importante?

Muitos microempreendedores acreditam que uma pesquisa de mercado é uma ferramenta mais efetiva para grandes empresas, não vendo utilidade em sua aplicação em pequenos negócios. Trata-se, porém, de uma ideia falsa e equivocada. Afinal, todas as empresas têm seus próprios desafios e particularidades.

Assim sendo, a contratação do serviço torna-se útil e agregadora para ambos os casos, pois ajuda a encontrar respostas para o alcance de inúmeros propósitos, tais como:

  • Descobrir formas de reduzir os custos e aumentar a receita da empresa;
  • Identificar motivos que possam estar atrapalhando o alcance das metas de vendas;
  • Encontrar novas formas de captar clientes;
  • Analisar a viabilidade de expansão do negócio;
  • Conhecer a concorrência.

Como é feita uma pesquisa de mercado?

Tradicionalmente uma pesquisa de mercado é feita seguindo alguns passos básicos, tais como:

  • Definir o objetivo da pesquisa;
  • Análise de público-alvo;
  • Definir uma amostra;
  • Montar um formulário de pesquisa;
  • Aplicação da pesquisa;
  • Análise dos resultados da pesquisa.

Normalmente, esse passo se dá através de questionários respondidos em entrevistas, correspondência ou pela internet. Entretanto, com o crescimento do Marketing Digital surgiram novas possibilidades tanto na forma pela qual essa pesquisa é feita quanto pelos passos a serem seguidos.

Por exemplo, o Inbound Marketing permitiu que novos dados fossem gerados continuamente e de forma ainda mais específica de acordo com as interações dos usuários digitais com a marca em questão. Contudo, surge nesse cenário um novo desafio: o excesso de dados coletados pode levar um gestor a tomar atitudes precipitadas e que não sejam as melhores possíveis, cabe então uma pesquisa de mercado no sentido de analisar esses dados gerados pelo Inbound Marketing para trazer para o gestor as melhores estratégias a serem tomadas para seu negócio prosperar.

Quais as melhores ferramentas para realizar essa pesquisa?

Para fazer o levantamento e análise de mercado existem várias ferramentas gratuitas e de qualidade, a seguir separamos as melhores ferramentas que você pode utilizar!

Para fazer a coleta de dados e métricas, indicamos:

Para analisar a concorrência, utilize das seguintes ferramentas:

Para criar formulários para ter o feedback dos clientes, recomendamos:

Evidencia-se, assim, que realizar uma pesquisa de mercado possui diversas vantagens e é essencial para o gestor que deseja ser capaz de usar as informações coletadas junto ao mercado para diferenciar sua empresa e torná-la cada vez mais próspera.

Ficou interessado pelo serviço? Acha que pode ser útil para o seu negócio? Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo e esclarecer possíveis dúvidas.

LinkedIn dos autores: Matheus RossiniMaria Eduarda dos Santos


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