O setor de minimercados é um componente chave do varejo, atuando como indispensável provedor de produtos essenciais, tais como alimentos e bebidas, às vizinhanças e comunidades nas quais se encontram.
No texto a seguir, traremos detalhes e características do setor a partir de uma pesquisa feita com empreendimentos locais em Sorocaba e vizinhança!
Por que empreender com minimercados?
Os minimercados se sobressaem em relação a outros nichos de mercado pelo caráter estritamente essencial de seus serviços. Afinal, prover bens de consumo e alimentos de qualidade e a preços melhores às pessoas e negócios de um bairro pode fazer grande diferença no seu desenvolvimento e bem estar.
Devido ao fato de famílias e negócios estarem sempre demandando alimentos de modo consistente, permanente e a todo tempo, um negócio bem administrado, com a devida atenção aos preços, qualidade e atendimento, terá grandes chances de sucesso, aliadas aos fatores seguintes:
- Essencialidade do serviço;
- Resiliência às crises;
- Ampla rede de fornecedores e atacados;
- Demanda constante;
- Baixo custo de publicidade;
- Alta versatilidade de horário;
As maiores oportunidades para um minimercado não se apresentam apenas em tempos de pujança e de crescimento, mas também se apresentam para aqueles que conseguem combinar qualidade e bons preços, se mostrando como alternativas viáveis aos consumidores mais cautelosos com seus recursos em tempos de crise.
Diversificar os meios de trazer os serviços à comunidade é um meio de garantir sucesso no negócio. Um exemplo seria a possibilidade de digitalizar serviços como catálogos de preços e produtos, divulgação do negócio em redes sociais, e ainda de transpor a necessidade de visitas físicas ao estabelecimento, oferecendo serviços de entrega em domicílio. Tem-se ainda a chance de incorporar serviços secundários ao estabelecimento: pratos prontos, marmitas, produtos de elaboração própria como pães, doces e salgados.
E quais seriam os pontos fracos do setor?
Ao mesmo tempo que empreender no setor de minimercados pode ser potencialmente recompensador, também traz consigo uma ampla gama de responsabilidades a serem geridas. No caso dos minimercados, as grandes maiores ameaças ao setor são a sobrecarga, endividamento e a inflação, especialmente esta última em tempos recentes.
Grande parte do setor, figurando por ser majoritariamente composto por proprietários que dele extraem sua subsistência, lida com o medo de repassar os crescentes custos com fornecedores aos preços finais temendo perder clientes. Ao mesmo tempo, optam por minimizar custos com empregados, criando sobrecarga e deterioração do capital humano. A falta de capitais prontamente disponíveis para a aquisição de produtos também leva ao endividamento com fornecedores que deverão ser pagos em algum momento.
As dificuldades em acompanhar e repassar reajustes aos preços finais também são amplificados pela concorrência com grandes redes de supermercados, capazes de mitigar tais repasses a partir das grandes aquisições e vendas em volume. As demandas não recaem apenas sobre as estratégias internas de gestão, mas também sobre as estratégias para com o ambiente concorrencial.
E aí, o que fazer?
Dificilmente existe outro setor que traduza mais a saúde de uma cidade, estado ou país do que o setor de minimercados. Observa-se danosa tendência de misturar contas pessoais e empresariais, especialmente quando se tratando de um meio de subsistência a partir do negócio. Há notável dificuldade de traduzir reajustes dos fornecedores aos preços finais, às vezes culminando em corte de pessoal para economia de recursos, levando à sobrecarga dos envolvidos na operação do negócio.
O que torna a situação dos minimercados ainda mais difícil de resolver é a amplitude na qual se pode constatar que diferentes proprietários de minimercados se encontram em situações parecidas, não só por equívocos ou falhas de gestão, mas por razões conjunturais. Sujeito a praticamente todas as benesses e mazelas da ampla conjuntura econômica e social, o empreendedor de um minimercado pode proteger a saúde de seu negócio sabendo adequadamente estruturar suas finanças, organizando-as e controlando-as de modo eficiente e eficaz.
Conclusões
Finalmente, o forte e promissor setor promete sucesso àqueles que consigam combinar boas práticas e eficiência, sabendo também como contornar adversidades exporádicas e conjunturais para se sobressair e delas extrair oportunidades. E para tal, a Otimiza Empresa Junior oferece seus serviços de Estruturação Financeira, Planejamento Estratégico e Pesquisa de Mercado, que ajudarão a transpor as dificuldades no setor! Entre em contato conosco!
Linkedin do Autor: Lucas M. Leite
2 comentários
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