Otimiza Jr

Venha conhecer um pouco melhor sobre este nicho, através dessa pesquisa que realizamos com empreendimentos locais!


O mercado de estética capilar sempre foi muito bem requisitado. Classificado como serviço essencial, justamente por cuidar da higiene e da autoestima humana, este nicho sempre demonstrou ser bem demandado. Diante disso, realizamos uma pesquisa e trouxemos um panorama geral sobre este mercado, levantando as principais dores, dificuldades iniciais, oportunidades e algumas dicas de como se destacar dos demais salões!

Por que abrir um salão de beleza?

Como observamos, os comércios dedicados à estética capilar são muito populares e oferecem uma alternativa lucrativa de renda-extra e com potencial para tornar-se a renda principal de muitos profissionais. Para além dessa popularidade, temos algumas outras forças que tornam este mercado ainda mais atraente aos empreendedores, dentre as principais, citamos:

  • Considerado um serviço essencial;
  • Horários extremamente flexíveis;
  • Baixo custo de investimento inicial;
  • Alta demanda constante;
  • Serviços bem remunerados;
  • Fornecedores baratos e de qualidade;
  • Boas certificações gratuitas ou de baixo custo (como a disponibilizada pelo SEBRAE).

Além disso, é um mercado totalmente aberto a oportunidades, que, se bem aproveitadas, podem gerar um bom retorno financeiro. Dentre as principais oportunidades deste ramo, estão a tendências periódicas influenciadas por influenciadores e celebridades, que “ditam a moda” de seus seguidores, influenciando não só na vestimenta e no estilo de vida, como também nos cortes de cabelo, e a alta variedade de serviços que podem ser oferecidos dentro de um salão, por exemplo, além dos tradições cortes e procedimentos capilares (escovas progressivas, luzes, relaxamento, dentre outros), alguns serviços agregam as preferências do público-alvo. Por exemplo, para o público feminino, pode-se oferecer serviços de maquiagem, sobrancelha, manicure e pedicure, e para os homens, cuidados para pelos faciais, transmissão de grandes eventos esportivos e jogos populares de bares, como mesas de bilhar e pebolim.

E quais são os perigos e ameaças? E quais são os perigos e ameaças?

Naturalmente, existem alguns pontos gerados que necessitam de atenção, visto que são recorrentes e podem ser bem prejudiciais caso não sejam tratados. Os mais evidentes, são: a dificuldade na fidelização dos clientes, gerada pela alta concorrência e o baixo raio de atuação, decorrente da grande oferta.

É válido ressaltar também que existem outras dificuldades atreladas à ocasionalidade, como a perda de prioridade em tempos de crise, já que, embora seja um serviço essencial, os consumidores tendem a priorizar outros gastos, e a instabilidade financeira, que pode ocorrer caso a demanda constantemente crescente, cresça excessivamente, motivada por alguma oportunidade de mercado ou incentivo do governo ou instituições financeiras.

Então qual o segredo para o sucesso neste nicho?

Como em qualquer empreendimento, não existe uma fórmula mágica que garanta o sucesso, mas existe sim uma forma de destacar-se. No caso dos salões de beleza, a palavra é diferenciação.

Podemos observar que, a maior dificuldade encontrada é a fidelização dos clientes, e ela acarreta nas demais problemáticas, a forma de contornar isso é mostrar para seu cliente o porquê, dentre tantas opções no mercado, ele deve escolher o seu salão.

E essa diferenciação pode ocorrer em qualquer etapa da operação, seja no atendimento, no ambiente, nos serviços oferecidos ou na qualidade do serviço prestado.

Conclusões

Em síntese, o nicho de estética capilar é muito promissor e possui algumas oportunidades muito interessantes, mas que também necessita de atenção para alguns pontos de potenciais dificuldades. Porém, também encontramos uma forma de evitar de contornar essas adversidades e ainda alavancar seu negócio ao sucesso, por meio da diferenciação.

E a Otimiza pode te ajudar a evitar esses problemas e elaborar estratégias para destacar-se dos demais, venha conhecer alguns dos nossos serviços, principalmente os de Plano de Marketing, a Pesquisa de Mercado e o Planejamento Estratégico, que, como podemos observar, pode ajudar qualquer empreendimento do ramo. Entre em contato conosco!

Linkedin do Autor: Matheus Souza


2 comentários

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