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O Plano de Marketing é um conjunto de informações que guia a empresa em um determinado período para alcançar seus objetivos de vendas e crescimento. O plano estabelece um caminho para ir da situação atual até a desejada. 

E aí, ficou interessado(a) nessa ferramenta? Então, se quiser conhecer melhor o seu funcionamento e entender como ela pode ser útil ao seu negócio, leia o texto a seguir.


O que é um Plano de Marketing?

Um Plano de Marketing é, sobretudo, um documento no qual uma empresa escreve e detalha todas as estratégias de divulgação de uma marca, produto ou serviço. Nele constam as ações de marketing que devem ser feitas para atingir cada objetivo especificado. Além disso, informações sobre mercado, concorrentes, persona, canais de venda e orçamento também se encontram ali.

Como você pode ver, o Plano de Marketing nada mais é que um guia de crescimento da empresa. Com ele, você está munido de todos os dados necessários para que possa implementar as estratégias de marketing com eficácia. 

O plano permite ainda que o gestor de marketing tenha uma visão ampla sobre o cenário e as ações de marketing. Assim, podemos dizer que um plano de marketing auxilia a:

  • Atrair clientes novos, fidelizar os atuais e recuperar antigos;
  • Aumentar as vendas e o faturamento;
  • Elevar a sua autoridade no mercado, gerando brand awareness;
  • Divulgar produtos ou serviços;
  • Identificar oportunidades e ameaças.

Por que o Plano de Marketing é importante para a sua empresa?

A seguir, iremos reforçar alguns pontos que demonstram a importância de se adotar um bom Plano de Marketing em sua empresa: 

Auxílio na definição de metas e de objetivos:

É por meio do Plano de Marketing que se torna possível ter uma visão real de mercado e de tudo aquilo que envolve o seu negócio de maneira mais clara.

Sendo assim, por meio dele é possível traçar objetivos e metas que sejam realmente estratégicos e que irão gerar bons resultados.

Ademais, o Plano de Marketing permite que o gestor de sua empresa consiga definir os prazos mensais e as pequenas ações que precisam ser cumpridos, tanto para atrair novos clientes, quanto para gerar mais vendas.

Contribuição na organização do trabalho:

O Plano de Marketing também é essencial para a organização do trabalho e das tarefas dentro de sua empresa.

É através dele que se torna possível definir as diversas fases dos projetos e seus prazos, além da forma como eles serão colocados em prática.

Isso é importante, porque facilita o entendimento de todas as equipes de funcionários quanto aos objetivos pretendidos com as ações pela empresa, além de assegurar que todas elas sejam executadas para que se possa alcançar um objetivo final definido.

Aumento da competitividade no mercado:

Um dos maiores benefícios do Plano de Marketing é a contribuição para o sucesso das decisões e projetos de sua empresa. Portanto, ele é fundamental para dar garantia de que o negócio se tornará mais competitivo, fazendo frente à concorrência.

Sendo assim, quando se têm programas de promoção de marca muito bem planejados, estruturados e em conformidade com o perfil do negócio, isso faz com que os produtos e serviços sejam mais bem aceitos no mercado, contribuindo para que a empresa se torne a melhor opção do ramo para os clientes de seus serviços/produtos.

Como fazer um Plano de Marketing? 

O Plano de marketing é basicamente dividido em três partes: Planejamento, Implementação e Avaliação.

Planejamento

Nessa etapa deve ser feita a coleta e o estudo de informações, a fim de se compreender o comportamento da empresa interna e externamente. No estudo do ambiente interno da empresa devem ser analisadas as expectativas dos clientes, o funcionamento dos processos e produtos e, por fim, a identidade e o posicionamento atuais da marca.  Já no entendimento externo da empresa deve ser levado em consideração as tendências de consumo, bem como o panorama e análise do mercado. Além disso, aqui também devem ser definidos os objetivos e as metas da empresa, bem como a estratégia de marketing que irá ser adotada e os indicadores-chave que serão utilizados para avaliar os resultados. 

Implementação

A implementação do plano trata do processo de execução das estratégias de marketing,  que assegurarão a realização dos objetivos de marketing. Para implementar a estratégia de marketing deve ser traçado um Plano de Ação composto dos seguintes itens: identificação das atividades específicas a serem desempenhadas, determinação do prazo de execução de cada atividade; definição da forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade; atribuição de responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas; e levantamento de todos os custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros.

Avaliação

A avaliação e o controle permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Portanto, nessa etapa serão definidas as ações que deverão ser tomadas para alinhar os resultados através dos indicadores-chave, estabelecidos na etapa de planejamento, com os objetivos e metas da empresa.

Considerações finais

E aí, ficou interessado(a) em criar um Plano de Marketing para a sua empresa? Se sim, saiba que é muito importante e valioso buscar, por exemplo, uma empresa de consultoria que possa te ajudar na construção desse plano. 

Aqui na Otimiza Empresa Júnior oferecemos esse serviço, ou seja, podemos te ajudar a criar o Plano de Marketing que o seu negócio precisa. 


Sendo assim, se ficou com alguma dúvida e/ou ficou interessado(a) em nosso serviço, não deixe de entrar em contato com nossos consultores de negócios e marcar uma primeira reunião (gratuita) de diagnóstico

LinkedIn da autora: Thaís Martins


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