Otimiza Jr

Público-alvo ou mercado-alvo é um grupo específico de consumidores, ou até mesmo organizações, com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir produtos ou serviços que uma empresa oferece, ou seja, são pessoas que têm potencial para se tornar possíveis clientes. 
E aí, ficou interessado(a) neste assunto? Então, leia o texto abaixo para entender o que é, qual a importância e como definir o público-alvo do seu negócio. Temos certeza que este conteúdo será extremamente útil e valioso para você! 

O que é público-alvo?

Pode-se classificar o público-alvo como uma parcela dentro do universo geral de consumidores para quem uma empresa ou negócio direciona os seus produtos, serviços e, por consequência, as suas ações de marketing. Para descobrir o público-alvo, precisa-se obter informações relevantes que construam um recorte de perfil social que esteja de acordo com os objetivos estabelecidos no início do projeto. 

Lembrando que as pessoas que compõem o público-alvo são possíveis clientes. Dessa forma, não são todos que fazem parte do seu público-alvo que são clientes de fato, já que ainda não concretizaram uma venda. Com isso, queremos dizer que o público-alvo é sempre muito mais abrangente do que a parcela das pessoas nele que efetivamente negociam com você. 

Outro ponto importante que deve ser considerado aqui é a diferença entre público-alvo e persona, conceitos que são muitas vezes confundidos. Enquanto a persona é uma definição mais detalhada, com informações mais aprofundadas do cliente, sendo capaz de criar um personagem com situações de vida dessas pessoas, o público-alvo é mais generalista, pois leva em consideração um segmento de pessoas com características em comum, como idade, educação, faixa salarial, localização, sexo, classe social, profissão etc.

Vejamos um exemplo:

Público-alvo:  Homens e mulheres, entre 30 e 60 anos, classe média, que desejam empreender ou buscar melhorias em seu pequeno ou micro negócio.

Persona: Maria tem 40 anos, classe média, mora em Sorocaba-SP. Ensino médio completo, trabalha em uma loja de roupas há 15 anos, mas ao longo desse tempo guardou boa parte de seu salário para iniciar seu próprio negócio no mesmo ramo. Como não sabe por onde começar, está procurando profissionais que entendam mais do assunto e que já tiveram experiências com algo do tipo. Em seu tempo livre, busca aprofundar seus conhecimentos sobre automóveis e, também, ficar por dentro das notícias atuais.

Qual a importância de se definir um público-alvo?

A seguir encontram-se os principais motivos pelos quais você deve definir o público-alvo do seu negócio: 

Foco

Com um público-alvo definido, obtém-se uma melhor compreensão acerca do que de fato seus possíveis clientes precisam. Assim, você pode ajustar o seu produto ou serviço especificamente às necessidades dos consumidores, fazendo com que eles se sintam especiais com um produto único para eles. Com todos esses dados de segmentação em mãos, a elaboração de estratégias voltadas aos clientes ganha bastante assertividade, o que é rentável a curto e longo prazo para a corporação.

Fidelização dos clientes

A segmentação de clientes permite o ajuste do que a marca disponibiliza a eles para atender melhor suas respectivas demandas. Sendo assim, a marca agrega valor e eleva a confiança do consumidor. Quando os compradores confiam no que a empresa desenvolve em termos de melhorias e produtos ou serviços de qualidade, eles são mais propensos a retornar e efetuar uma nova compra. No ramo, isso se chama fidelização.

Personalização do conteúdo

A personalização dos conteúdos é uma das estratégias de marketing mais eficazes e que geram retorno absoluto em conversão. Após a segmentação do seu público-alvo, vale apostar na criação de materiais bem customizados, tendo em vista que ao criar esses materiais é como se você estivesse conversando diretamente com seus possíveis clientes e informando ou dando dicas a respeito de assuntos considerados pertinentes ou construtivos.

Competitividade

O mercado está cada vez mais competitivo e ter uma base sólida de quem são os seus clientes em potencial é o caminho certo para alcançar o sucesso. Deve-se levar em conta que todos os serviços, produtos, ações publicitárias e estratégias de marketing terão foco neste tipo de público.

Como definir um público-alvo?

Agora você já deve estar pronto para começar e quer saber exatamente como definir seu público-alvo. Nesse contexto, podemos afirmar que fazer perguntas talvez seja a forma mais clara de conseguir definir seu público-alvo. São as perguntas que levam ao questionamento, reflexões e fazem você chegar nas melhores respostas.

Etapa 1: Faça uma pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência é especialmente útil quando você é novo no setor e não tem clientes ou informações suficientes ao tentar entender seu público-alvo. Considere em suas pesquisas aspectos como produtos/serviços oferecidos, posicionamento da marca, preços cobrados, perfis nas redes sociais e oportunidades de negócio perdidas dos seus concorrentes. O uso correto dessas informações também te ajuda a encontrar mais oportunidades de crescimento de negócios e até mesmo a apresentar uma oferta melhor.

Etapa 2: Descubra quem são seus clientes

Para identificar seu público-alvo, você precisa mapear sua base de clientes, identificar seu porte, segmento e localização, isso lhe dará informações valiosas sobre como as pessoas interagem com seu produto ou serviço. Ao analisar os dados, você provavelmente encontrará alguns padrões comuns na atividade do usuário. Podem ser dados demográficos, comportamentais, locais, etc. Esses padrões vão te ajudar a dividir seu público em diferentes segmentos e analisá-los separadamente para ter uma ideia melhor sobre quem podem ser seus clientes. 

Etapa 3: Identifique as dores e necessidades do seu público

As pessoas recorrem às empresas porque enfrentam diferentes desafios e problemas. Assim, para lhes fornecer a solução, você precisa saber quais problemas seu produto ou serviço resolve. Para isso, identifique o problema ou o ponto problemático que precisa ser resolvido, às vezes nem seus clientes em potencial percebem que têm um problema ainda, ou seja, você precisa destacar isso e provar por que resolver esse problema deve ser uma prioridade. Em segundo lugar, analise o problema aprofundando-se nas razões por trás dele, saiba mais sobre o que causa esse problema, como ele afeta pessoas ou processos. Após isso, mire nesse problema, encontre soluções para ele e compare suas vantagens/desvantagens. Por fim, escolha a solução mais ideal para o seu público e crie sua oferta com base nisto. 

Etapa 4: Identifique o principal benefício que sua empresa oferece

Ao identificar o principal benefício que sua empresa oferece, seu público-alvo ideal se torna mais claro. Então, comece com o resultado que você quer proporcionar: satisfazer às necessidades e desejos dos clientes. Para tanto, você precisa saber exatamente que problema você resolve, que necessidade você atende e que desejo você cumpre. Após identificar exatamente os benefícios do que você faz, deve ser bastante óbvio quem mais precisa do seu produto ou serviço.

Considerações Finais

E aí, ficou interessado(a) em definir um público-alvo para a sua empresa? Se sim, saiba que uma empresa de consultoria empresarial pode te ajudar nesta etapa. 

Aqui na Otimiza Empresa Júnior oferecemos o serviço de Plano de Negócios, no qual está inserida a etapa de análise de público-alvo. Além disso, também realizamos o serviço de Pesquisa de Mercado. Portanto, temos certeza de que podemos te auxiliar da melhor maneira! 

LinkedIn da autora: Thaís Martins


1 comentário

ACPE · 12/12/2022 às 10:37

[…] Público-alvo: o que é, qual a sua importância e como definir Entenda o conceito de Público-alvo e porque a sua empresa precisa de um […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *