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Perceba os riscos de não ter um planejamento bem definido ao abrir seu negócio e como fazê-lo de forma eficiente


Segundo pesquisas do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas, um terço das empresas fecham após 2 anos de serviço e metade delas fecham antes de 4 anos abertas. Dessa forma, o tempo, o esforço, o dinheiro e principalmente o sonho do próprio estabelecimento vão por água abaixo.

O que fazer para evitar isso? A resposta parece óbvia, mas pouco colocada em prática: planejamento. Pequenas empresas são fundamentais para a economia do país, já que empregam muitas pessoas e é ali que tudo começa, mas a pressa para tudo ocorrer bem em pouquíssimo tempo e a falta de visão/gestão em relação ao futuro fazem com que tais negócios não prosperem.

Assim, é fundamental que se tenha bem definido alguns pontos antes de montar ou expandir seu negócio, como as forças e fraquezas da empresa, os objetivos em curto e longo prazo, o conhecimento sobre o ramo em que ele está inserida e quanto deve ser gasto nos produtos e serviços que irá oferecer.

Com uma boa gestão e um estudo detalhado de cada item citado, sua empresa estará preparada para começar a minimizar os possíveis erros, fazendo com que fiquem apenas no papel, e otimizar os acertos, gerando o sucesso desejado e aumentando a vida útil da sua empresa. Dessa forma, tem-se o documento cujo nome é Plano de Negócios, que, resumindo os itens acima, traça as metas a serem alcançadas e como serão feitas.

Qual é a importância de um Plano de Negócios?

Antes de se inserir em determinado nicho, é necessário conhecer detalhadamente as peças que o compõem e como seu empreendimento estará inserido nisso. Tenha em mente uma clara definição dos diferenciais de sua empresa, assim como o perfil do seu negócio, a missão, visão e valores.

Em seguida, identifique qual é o público-alvo de seu empreendimento e a faixa de preço que seria aceita por esses possíveis clientes.

Dessa forma, analise os concorrentes de fato do seu negócio, que são empresas do mesmo ramo, com tamanho condizente ao da sua empresa e que vendem em uma faixa de preço similar a sua.

Assim, restará definir o fundamental, que é o Planejamento financeiro, além dos 4 P’s do seu negócio: Preço (que será cobrado), Praça (onde será vendido), Produto (o que será vendido) e Promoção (divulgação). Com isso definido, você terá um guia que eliminará muito as incertezas que pairam sobre seu futuro no empreendedorismo e, assim, perceberá as fraquezas e forças de seu negócio, podendo corrigi-las ou explorá-las.

Pensando em investir em uma ideia de negócio? O Plano de Negócios é a base para iniciar uma empresa de sucesso, além de um instrumento para acompanhar o progresso e crescimento do empreendimento. Ficou interessado pelo serviço? Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo e esclarecer possíveis dúvidas.

LinkedIn do autor: Matheus Rossini


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5 dicas indispensáveis para impulsionar as vendas no seu negócio - Revista da Ilha · 06/09/2022 às 08:12

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