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Entenda o que são franquias e microfranquias e conheça suas vantagens!


O que é uma microfranquia?

Se você pesquisar ou perguntar para alguém o que é uma franquia ou uma microfranquia, provavelmente a resposta que você irá receber é que se trata de uma licença, um modelo de negócio, o uso de uma marca ou de royalties. De fato, essas respostas não estão erradas, porém para entendermos melhor do que se tratam esses tipos de negócio precisamos ir além.

Mas para começarmos com uma definição básica, podemos definir que franquias ou microfranquias são negócios que possuem seu modelo de operação copiado de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.

Exemplos de franquias e microfranquias na prática

Exemplificando para ficar mais fácil de entender, vamos supor que dentro de uma cidade qualquer é criada uma sorveteria familiar e essa sorveteria com o tempo vai ganhando nome e crescendo, é de se esperar que pessoas vendo o sucesso da marca entrem em contato com os donos para abrirem uma franquia ou microfranquia dessa sorveteria em outros bairros da cidade ou até mesmo em cidades vizinhas.

O exemplo mais visível sem sombras de dúvidas é o caso da gigante norte-americana McDonald’s. Os irmãos que criaram a marca chegaram a um ponto de recusar a abrir outras unidades do estabelecimento, foi quando um vendedor qualquer resolveu fazer uma oferta na qual ele pudesse fazer uma cópia do modelo de negócios dos irmãos. Eles aceitaram e assim as franquias do McDonald’s surgiram e hoje já são mais de 5 mil ao redor do globo.

Diferença entre franquia e microfranquia

A diferença entre esses dois termos é muito simples, é o valor do investimento inicial que precisa ser feito para sua formação. Com isso, microfranquias exigem um investimento inicial menor do que franquias.

Mas qual seria esse valor para podermos diferenciá-las? O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) diz que para um negócio ser classificado como microfranquia, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) usa como referência um valor inicial de investimento máximo de até três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país.

Ou seja, se o PIB anual por habitante do país no ano for de R$30 mil, a abertura de modelos de negócio copiados de um já existente com investimento de até R$90 mil serão considerados microfranquias, caso ultrapasse esse valor, já será classificado como franquia.

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Se você é um empreendedor que não quer começar do zero com sua marca, pois desde a criação de uma marca até a consolidação da mesma no mercado demanda um certo tempo, começar o seu negócio com uma microfranquia ou uma franquia pode ser uma grande vantagem. Atentando-se ao fato de que você deverá seguir os padrões já estabelecidos pela franqueadora, ou seja, você não poderá montar um negócio com a sua identidade. Logo, você deve pensar o que é melhor para o seu caso.

As vantagens desse sistema são muitas! Por exemplo, só pelo fato de você abrir um negócio com o nome de uma empresa já estabelecida no mercado, você já terá os clientes dela como possíveis consumidores do seu negócio.

Outra vantagem é que você poderá investir menos na parte do marketing e divulgação da marca, visto que a franqueadora ao investir nessa área por consequência estará trazendo os mesmos benefícios para você!

Além disso, as vantagens podem ser vistas na questão de aquisição de estoque, uma vez que você irá adquirir seus produtos em conjunto com a rede de franquias e com isso você conseguirá compra-los por um valor menor.

Um dado que consolida os benefícios de abrir uma microfranquia é que 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos primeiros 5 anos, enquanto que se tratando de microfranquias, essa porcentagem é de apenas 15%, segundo pesquisas do SEBRAE.

Como escolher uma microfranquia?

A seguir, te mostramos um passo a passo que se você seguir, conseguirá encontrar o negócio ideal para abrir uma microfranquia:

  • Faça uma análise das opções de mercado, escolhendo o seu nicho.
  • Após decidir com o que você quer trabalhar, pesquise as marcas que disponibilizam microfranquias dentro do nicho escolhido.
  • Faça contato com essas marcas e analise valores e condições contratuais.
  • Ache a marca ideal para você abrir uma microfranquia e, com assistência jurídica, assine um contrato.
  • Garanta que você terá o capital inicial necessário para investir na criação da sua microfranquia.

Se você não faz ideia de qual nicho escolher, separamos os 5 nichos que mais possuem microfranquias no Brasil, segundo balanço da ABF:

  • Saúde, beleza e bem-estar
  • Comunicação, informática  e eletrônicos
  • Serviços educacionais
  • Prestação de serviços
  • Alimentação

Se ficou como alguma dúvida sobre o assunto e/ou tenha ficado interessado, entre em contato conosco. Estaremos aguardando o seu contato! Até a próxima!


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