A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), também chamada de Questionário de Clima Organizacional, é uma ferramenta valiosa para uma empresa, já que permite identificar e solucionar problemas comuns no ambiente de trabalho. A partir dela, é possível ter uma noção mais clara e realista sobre o nível de satisfação dos seus colaboradores, assim como adotar processos e ações para melhorar a harmonia entre equipes.
E aí, ficou interessado(a)? Então, leia o texto a seguir e saiba mais sobre este tema!
O que é a Pesquisa de Clima Organizacional?
É inegável que toda organização passa por momentos de conflito que, muitas vezes, podem se estender por mais tempo do que o esperado, gerando sérias consequências. Dessa forma, para identificar e melhorar o ambiente de trabalho, uma das alternativas é aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma pesquisa que a empresa manda para uma amostra ou para 100% dos seus colaboradores e que possui afirmativas que são avaliadas. O resultado dessa pesquisa é um diagnóstico do Clima Organizacional da empresa, ou seja, da percepção dos funcionários de uma organização em relação aos seus processos, práticas e políticas.
A pesquisa deve ser feita sempre de forma anônima e as perguntas devem abordar temas concretos como ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, ações de qualidade de vida. Temas mais subjetivos como: trabalho em equipe, relacionamento com a liderança, segurança do emprego, diversidade e respeito também precisam ser levados em consideração, mesmo que os resultados não sejam conclusivos em curto espaço de tempo.
Como aplicar a PCO?
Para saber como aplicar a Pesquisa de Clima Organizacional de forma eficaz, é necessário seguir alguns passos:
Defina objetivos: O primeiro passo é esclarecer quais são os objetivos da pesquisa como, por exemplo, receber sugestões, medir a satisfação dos colaboradores e/ou entender os motivos de turnover (indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam uma empresa durante um determinado período).
Decida seu formato: Uma vez compreendido o objetivo da pesquisa, é hora de decidir seu formato. Aspectos como idioma e níveis de escolaridade devem ser considerados, visto que questionários confiáveis são aqueles que fornecem os mesmos resultados quando usados em grupos em condições idênticas. Aqui também é necessário bater o martelo sobre a forma de avaliação, ou seja, em papel, internet ou em grupo.
Avalie custos: Lembre-se também de considerar decisões relativas aos custos de realização da pesquisa, tendo em vista que ela pode ser feita internamente ou terceirizada. As principais vantagens da terceirização são a capacidade de comparação dos resultados obtidos com os de outras organizações. Já a realização interna é menos custosa e permite mais controle.
Formule as questões: É hora de formular as questões, o cronograma e a amostragem. Dependendo do objetivo da empresa, diferentes perguntas podem ser feitas.
Execute a PCO: A captura de dados pode ser um exercício demorado se o formato da pesquisa não for bem pensado. Portanto, certifique-se de que tudo esteja alinhado.
Analise os dados: É nesta fase que a pesquisa se torna útil no que diz respeito à análise dos dados. Os números ajudarão você a entender exatamente tudo o que está acontecendo no clima organizacional. É possível analisar os resultados de forma qualitativa – ou seja, procurando tendências e padrões nos dados e transformando-os em informações – ou quantitativa (também chamada de estatística) – que envolve coleta, sumarização, manipulação e interpretação de informações para identificar causas, padrões e tendências.
Crie e acompanhe ações de melhoria: É hora de tomar medidas. Para isso, selecione os principais insights obtidos na pesquisa e gere ações para atendê-los. Por exemplo, se o questionário identificar problemas de comunicação entre líderes e equipes, estabeleça reuniões diárias claras para tornar o diálogo mais recorrente e claro. Não se esqueça de acompanhar as ações em longo prazo e adequá-las caso necessário.
Divulgue os resultados: Ao final da pesquisa, deve ser gerado um relatório de fácil visualização com os principais resultados e percepções. Nesta etapa, abuse de gráficos e imagens. Além de apresentar as informações para o alto escalão da empresa, é indicado dar feedback aos funcionários para mostrar que suas opiniões foram valorizadas e aproveitadas. O cultivo da confiança mútua entre administração e força de trabalho é um dos aspectos mais importantes da avaliação de clima.
Considerações Finais
A partir dos resultados obtidos com a realização da PCO, é possível definir um Planejamento Estratégico, criando uma metodologia a ser seguida por sua empresa, contando com estratégias para diferentes cenários e uma meta a ser atingida depois de um determinado período.
Como dito anteriormente, a Pesquisa de Clima Organizacional é muito importante para empresas, uma vez que ela possibilita identificar e solucionar problemas comuns no ambiente de trabalho.
Aqui na Otimiza Empresa Jr. nós oferecemos esse serviço. Sendo assim, se ficou com alguma dúvida e/ou ficou interessado(a), não deixe de entrar em contato com nossos consultores de negócios e marcar uma primeira reunião (gratuita) de diagnóstico.
LinkedIn da autora: Thaís Martins
4 comentários
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Endomarketing: O que é, estratégias e benefícios – Otimiza Jr · 11/10/2022 às 10:30
[…] caminho possível. E uma das maneiras de medição do efeito dessas é por meio da realização de pesquisas de clima organizacional, as quais tornarão mais claros os progressos, estagnações e eventuais retrocessos relacionados […]