Otimiza Jr

Conheça um pouco melhor sobre essas duas etapas e como elas podem impactar em sua empresa!


Ambos os planejamentos estratégico e operacional consistem em documentos-guias que podem ou não fazer parte de um produto maior, cuja finalidade é criar uma metodologia a ser seguida por uma empresa, contando com estratégias para diferentes cenários e uma meta a ser atingida depois de um determinado período.

Etapas do Plano de Negócios – Otimiza Empresa Júnior:

1. Estudo de mercado

2. Planejamento Estratégico

3. Plano de Marketing

4. Planejamento Operacional

5. Sumário executivo

Sua empresa está sofrendo com algum desses problemas?

Não conhece bem sua estratégia de vendas? Você vem perdendo clientes para a concorrência? Aloca recursos demais em partes instáveis da cadeia produtiva e só percebe quando é tarde demais? Não consegue usar sua visibilidade ou seu nome a seu favor? Desconhecer detalhadamente os pontos fortes e fracos da sua empresa pode ser fatal no selvagem mercado da atualidade. A má alocação de recursos ou falta de preparação para possíveis emergências pode significar manchas permanentes na imagem da sua empresa.

Conhece sua estratégia, mas tem dificuldades ou sofre resistência ao implementá-la? Muitas vezes você sabe seus pontos fracos e fortes, mas sendo sincero parece que seus concorrentes estão sempre um passo à frente? Aquela promoção surpresa ou reinauguração faz eles terem mais visibilidade e você perder espaço? Conhecer a própria empresa é essencial, mas saber como usar isso a seu favor para afetar o mercado exige maestria. Responder às estratégias adversárias parece algo difícil, mas é o grande diferencial na luta pela hegemonia do mercado.

Sofre ao tentar atingir o propósito visualizado para sua organização? Seus funcionários estão fora de foco? As ações da sua empresa atualmente não se alinham com o inicialmente idealizado? As funções dentro da hierarquia não são delegadas de maneira eficiente? Os gargalos gerados por uma cadeia produtiva ineficaz podem significar um vazamento gigante de recursos ao longo do tempo, que somente corroboram para a sua desmotivação e de seus funcionários. Algumas vezes a melhor maneira de começar a reestruturar não é olhar para o mercado, mas para dentro dos próprios trabalhadores.

Mas no que consistem esses planejamentos e por que eles são o centro do nosso produto?

 O Planejamento Estratégico é um documento que busca definir como a empresa funciona e como ela irá se inserir no mercado, principalmente realizado por meio de uma análise SWOT.

E o que é a análise SWOT?

Com um nome equivalente bem mais amigável na língua pátria, análise FOFA, consiste numa sigla das seguintes palavras: Forças (Strenghts), Oportunidades (Oportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats).

  • Fatores Positivos;
  • Fatores Negativos;
  • Fatores Internos;
  • Forças (Strenghts);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  •  Fatores Externos;
  • Oportunidades (Oportunities);
  • Ameaças (Threats).

As análises dos fatores decorrentes dessa tabela se organizam da seguinte forma:

Forças: Vantagens internas que sua empresa tem em relação ao concorrente. Já tem uma imagem consolidada? É financeiramente estável?

Fraquezas: Desvantagens a serem corrigidas em relação aos concorrentes. Seus custos de produção são muito altos? Empresa nova e não consolidada ainda no mercado?

Oportunidades: Aspectos positivos externos que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa. Os clientes estão voltando sua preferência aos seus produtos? Concorrentes com problemas e saindo do mercado?

Ameaças: Pontos perigosos que representam um risco à vantagem competitiva da empresa. Sua empresa está inserida em um mercado onde entram muitos concorrentes facilmente? Trabalhadores trocam de empresa com frequência?

E ainda contamos com a análise cruzada, que dita um possível comportamento para cenários variados.

Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva usada em seu melhor cenário possível. Deve-se desenvolver as vantagens competitivas para tomar o mercado. Focalizar recursos em produtos que agradam clientes e estejam em alta para consolidar sua base e bloquear possíveis concorrentes.

Pontos fortes x Ameaças = Estratégia em um cenário equilibrado, usa-se as vantagens em favor da empresa para confrontar os concorrentes e ganhar espaço. Aumentar a propaganda de sua empresa consolidada em um cenário com muitas novas empresas é uma ótima estratégia.

Pontos fracos x Oportunidades = estratégia em um cenário intermediário, onde resolver as fraquezas é essencial para trazer homogeneidade de resultados. Talvez repaginar o logo da empresa para algo mais moderno, que atraia o olhar dos clientes.

Pontos fracos x Ameaças = Pior cenário possível, onde deve haver uma total reestruturação para a empresa não quebrar totalmente. É necessária uma reforma visual total, além de diversas revisões financeiras e nas estratégias de mercado.

O plano operacional é extremamente importante para uma liderança empresarial eficaz. Ele descreve como e por quem as atividades serão realizadas, como será o fluxo de trabalho e quais os resultados a serem esperados, sem deixar de lado os recursos que serão alocados ao longo do caminho para atingir a meta.

Enquanto o plano estratégico fornece uma orientação sobre onde o negócio se encontra no mercado e para onde ele deve ir, o plano operacional traduz isso para o fluxo de trabalho cotidiano, para que se atinja os resultados definidos pela estratégia.

Assim, o plano operacional é a execução e organização das atividades cotidianas para que se converta o investimento em resultados palpáveis. Ele lida especificamente com as operações internas e os recursos necessários para gerar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Ele consiste nas seguintes etapas:

Layout:

Ítens como logo, cores, modo de comercialização do produto, para assim melhorar a produtividade e eficiência, diminuindo desperdício de materiais e recursos e gerando maior satisfação para os clientes

Processos operacionais e Exigências legais:

A definição da capacidade produtiva da empresa, evitando ociosidade, além de como iniciar e gerir todas as atividades da empresa, colocando-a em um estado inercial. Além disso, deve-se revisar os aspectos legais para não haver nenhuma pendência jurídica, passível de gerar prejuízo futuro à empresa.

Gestão de pessoas e Horário de funcionamento:

A gestão do cotidiano da empresa. Definição do quadro de funcionários, desde a folha de pagamentos, até cargos e responsabilidades. Além de decidir um método para recrutar, treinar e motivar os primeiros e novos funcionários a vir.

Além disso, deve-se mapear a consciência organizacional da empresa, assim como horários de funcionamento e competências gerais.

Como saber se você precisa realizar os planejamentos citados?

Se você quer diminuir os riscos dos seus empreendimentos, além de monitorar e comparar as estratégias utilizadas para otimizar sua produção e atuação no mercado, este serviço é ideal.

Além de estruturar sua cadeia operacional e elucidar os objetivos e desafios da sua empresa no mercado, este produto irá te ajudar a criar uma consciência analítica e colocar seu negócio em um processo inercial, gerando conhecimentos essenciais a serem usados em futuros projetos.

Quer saber mais sobre ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!


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