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Entenda como um bom planejamento pode impactar na performace de seu negócio!


Estamos chegando ao final de mais um ano, e que ano hein?! 2021 prometia muito economicamente, existia a expectativa da reabertura do comércio, da melhora dos índices econômicos e, principalmente, da volta ao crescimento das vendas para os Micros e Médios Empreendedores. Porém, como também era esperado, a reestruturação econômica caminha a passos lentos, típicos de um pós-crise, que acabam limitando nossas expectativas e “colocando nossos pés no chão”

Todavia, 2022 está chegando e já é hora de começar a planejar as estratégias e medidas que serão tomadas neste novo ano, diante disso, falaremos um pouco sobre a importância dos planejamentos periódicos e quais métodos você pode utilizar para torná-lo mais eficiente e eficaz!

Qual é a importância dos Planejamentos Periódicos?

Montar um Planejamento possibilita ao MEI uma série de vantagens, mas acima de tudo, a principal é justamente fornecer essa tranquilidade e organização por um período determinado. Além disso, é possível traçar metas e objetivos de acordo com o resultado esperado e planejar possíveis ações promocionais.

Dessa forma, além de se organizar durante o período, você terá um norte sobre quais investimentos deve fazer, baseado nas metas anteriormente declaradas.

Dentre outras vantagens, podemos citar:

  • Facilidade no controle;
  • Facilidade na coordenação;
  • Clareamento do foco e dos objetivos;
  • Facilidade na implementação de novas estratégias;
  • Maior entendimento sobre o funcionamento da operação (tempo).

Como executá-lo melhor?

Apesar das vantagens, um bom planejamento precisa de alguns cuidados para ser realmente efetivo, e pela seriedade dos dados necessários, é aconselhável que seja realizado por alguém que tenha conhecimento da empresa como um todo.

Inicialmente, é preciso possuir um fundo para emergências. A pandemia do Covid-19 foi o caso mais recente e evidente de como é importante estar preparado para eventuais complicações, então, mesmo que não seja um caso tão extremo quanto a realidade pandêmica, nem sempre as ações planejadas ou a receita serão superiores ou iguais ao planejado, ainda mais se novas estratégias estiverem sendo implantadas. Ademais, imprevistos são naturais, como demissão de funcionários e manutenção de equipamentos.

Outro ponto importante: é necessário estar ciente da realidade da empresa. Saber qual é o faturamento médio anual, ter acesso aos balanços contábeis, conhecer os métodos e estratégias usadas, dentre outras coisas, são essenciais para saber se o resultado está sendo positivo ou não. Pense neste exemplo: uma empresa A costuma vender em média R$10.000,00 em milho nos meses de junho e julho, valor maior do que os demais meses do ano, naturalmente em decorrência das festas juninas e de São João. Porém, em determinado ano, ela vendeu R$8.000,00 reais em milho, neste mesmo período anteriormente citado. Uma pessoa que não possui acesso às informações contábeis julgará que a operação está sendo lucrativa, quando, como observamos, não está.Por último, é indispensável ter ciência de quais são os objetivos para aquele período. Os planejamentos periódicos não necessariamente precisam ser anuais, por isso, em cada época, as metas tendem a ser diferentes. É óbvio que a busca sempre será pelo maior lucro possível, contudo nada impede que outras conquistas sejam impostas. Atingir um maior número de clientes com campanhas de marketing no período de Festas, reduzir a folha salarial no primeiro trimestre do ano, implementar um novo sistema de atendimento ao consumidor, dentre outros objetivos que diferem do lucro, são exemplos para esse tópico.

O que fazer com os resultados obtidos?

Após o final do período estipulado e, consequentemente, final do planejamento também, alguns resultados aparecerão e você pode analisá-los de infinitas formas.

É possível identificar em quais épocas sua operação gera mais lucros e, a partir disso, intensificar o trabalho de marketing nesse período, ou entender o contexto e as causas para tal ocorrência, por exemplo. Acima de tudo, os resultados obtidos vão te ajudar a identificar deficiências e pontos a serem explorados, e com  isso, você pode buscar entender e corrigir os erros e a conhecer e explorar as oportunidades potenciais.

O próximo passo é fácil e você já sabe! Após a análise e identificação das deficiências e oportunidades, você estipula novas metas, para um determinado período, e realiza um novo planejamento periódico.

Conclusões Finais

Resumidamente, planejamentos periódicos são ótimos para estipularmos metas e conhecer melhor como toda a operação de nosso negócio funciona, além de trazer tranquilidade e segurança ao MEI, eles possibilitam uma visão mais ampla sobre aspectos gerais e contábeis, além de clarear oportunidades à serem exploradas e evidenciar fraquezas a serem corrigidas. Aqui na Otimiza, nós oferecemos alguns serviços específicos que podem auxiliar no seu planejamento, como a Viabilidade de Projetos (e como ela funciona) e a Estruturação Financeira. Venha conhecer um pouco mais do nosso trabalho e entre em contato para saber melhor como podemos te ajudar!

Linkedin do Autor: Matheus Souza


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