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Saiba como se preparar e ganhar novos clientes!


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Também conhecida como sexta-feira negra, a Black Friday foi criada na Filadélfia na década de 60, mas chegou ao Brasil apenas na última década e se tornou rapidamente uma data importante para o comércio.

O evento ocorre todo ano no mês de novembro, e em 2021, acontecerá na sexta (26/11). Apesar das peculiaridades geradas pela pandemia, o comércio on-line mais do que nunca está crescendo, trazendo grandes expectativas para essa data!

Mas aí vem a pergunta que não quer calar: Sua empresa está realmente preparada para a Black Friday? Se acha que não, aqui vai algumas dicas do que você ainda pode fazer para se organizar e vender muito nessa data tão quente para o comércio!

Planejamento

Antes de realizar qualquer ação, planejar é de suma importância! Planeje em quais plataformas você irá atuar com campanhas de divulgação de suas promoções (Instagram, Facebook, site de vendas, etc.).

Além de definir onde investir em divulgação, é muito importante que você planeje antes de fazer qualquer campanha de divulgação, quais serão suas promoções, quais produtos você irá focar seus descontos, a logística de entrega dos produtos vendidos nessa data dentro do prazo combinado com o cliente, entre outras questões nesse sentido.

 Não faça “Black Fraude”

“Black fraude” é um termo que se popularizou e se refere ao ato de empresas colocarem descontos ilusórios em seus produtos nessa data, não faça isso! Mantenha a boa imagem que os clientes tem da sua empresa, e coloque descontos e promoções apenas dentro do que é viável para você.

Nessa época mais do que nunca os clientes estão pesquisando preços e comparando produtos, criar uma promoção “fake” para seu produto pode ser um tiro no pé do seu negócio!

Estoque

Prepare um estoque de acordo com a sua expectativa de venda, para que não falte nenhum produto. Além disso, faça uma análise de quais produtos entrarão em promoção, seria válido colocar um produto que vende normalmente? É inteligente dar um grande desconto em um produto que venderia com seu preço normal? 

Lucratividade

Analisar corretamente o máximo de desconto que você pode oferecer ao produto, é importante para que não haja prejuízos. Comece verificando qual foi o custo do produto e tome cuidado para que, com o desconto, o preço do mesmo não fique abaixo.

Marketing

Saber como chamar a atenção do cliente é de extrema importância para as vendas. Utilizar gatilhos mentais, como por exemplo, “De R$ 60 por R$30” é fundamental na decisão de compra. Desta forma, fica mais claro para o cliente o quanto ele estará economizando ao comprar o produto com o desconto.

Além disso, invista na decoração da loja, buscando mostrar os descontos  e quais produtos estão em promoção. Balões são uma ótima opção para isso!

Outro ponto interessante é buscar parcerias, com a maioria das empresas se estabelecendo nas redes sociais, é bastante interessante tanto para você quanto para o dono dessas outras pequenas empresas se aliarem em campanhas que vão divulgar os produtos de ambos! Por exemplo, se você tem uma empresa de roupas femininas, faça uma parceria com uma empresa de bolsas femininas e planejem alguma promoção em conjunto, sem dúvidas será benéfico para o marketing das duas empresas!

Outra dica é que fazer parceria com as chamadas “influencers” – que são aquelas pessoas que possuem bastante seguidores em suas redes sociais-  está mais do que nunca na moda, sendo uma boa estratégia de marketing então, você procurar alguma dessas “influencers” da sua cidade para divulgar suas promoções e produtos nas redes sociais delas!

Experiência do Cliente

Um bom atendimento e uma boa experiência do cliente durante todo o processo de compra aumentam as chances do cliente voltar a comprar em sua loja. Durante a  Black Friday novos clientes visitarão o seu negócio, portanto procure fazer com que eles saiam satisfeitos de lá.

Concorrência

Outro ponto importante é ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Verificar quais descontos estão sendo dados, quais produtos estão sendo colocados na promoção é de grande valia para identificar se o que você planejou está de acordo com o mercado.

Recompensas

Oferecer descontos especiais, brindes ou acesso antecipado as promoções  para os clientes fiéis é um grande diferencial, mas deixe isso claro divulgando nas redes sociais, sites e em seu estabelecimento.

Não se limite a um dia!

Por mais que a sexta-feira seja o dia esperado para suas vendas decolarem, você não precisa se limitar apenas a esse dia! Você já veio preparando toda uma campanha de marketing em cima dessa data, por que não se aproveitar de todo esse esforço para fazer ainda mais vendas? Uma dica que deixamos aqui é que você estenda suas promoções até pelo menos o final do mês de Novembro ou se não até durarem os estoques!

Pós-Black Friday

É claro que vender e atrair clientes não é almejado apenas durante esse período, portanto após a Black Friday procure manter um relacionamento tanto com os antigos quanto com os novos clientes, investindo em seu marketing para fidelizá-los

Gostou das dicas? Elas lhe foram úteis? Nos envie um e-mail, adoraríamos receber seu comentário!

LinkedIn do Autor: Camila Araújo


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