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Aprenda estratégias valiosas para não perder espaço no mercado


Um fato interessante acerca do mercado empreendedor é que, quando analisado sob certos aspectos, ele não se difere muito do nosso cotidiano.

Se tomarmos como exemplo o caso de uma pessoa que deseja ser aprovada em um processo seletivo, seremos capazes de concluir que, para alcançar seu objetivo, ela deve conseguir se destacar perante os demais candidatos.

Note que, nesse caso, o sucesso almejado depende de uma necessidade que é comum também a muitos empreendedores: destacar-se ante a concorrência.

Segundo estimativas do Sebrae, até 2022 o Brasil terá cerca de 17,7 milhões de pequenos negócios, o que corresponde a uma média de mais de um milhão de novos empreendimentos por ano. Assim, torna-se claro que saber lidar com os adversários tenderá a ser cada vez mais necessário para as empresas que almejem continuar ativas no mercado.

Diante disso, listamos a seguir sete dicas importantes para empreendedores que queiram lidar com a concorrência e manter seu estabelecimento em posição de destaque perante os demais.

1. Conheça seus rivais.

É necessário que se conheça o perfil da concorrência no mercado, dando ênfase a análise dos seus pontos positivos e negativos. Afinal, é como ensinou Sun Tzu, estrategista chinês e autor da obra literária “A Arte da Guerra”: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”.

2. Foque no seu perfil de cliente.

Saber como suprir as necessidades da sua clientela é extremamente essencial para diferenciar seu serviço dos demais oferecidos. Portanto, procure entender pontos específicos acerca dos anseios da sua persona, como, por exemplo, a forma de pagamento preferida, em quais redes sociais seus clientes estão mais presentes, o valor médio que aceitariam pagar pelo seu produto ou serviço e etc.

 3. Fidelize seus clientes.

Ofereça vantagens e descontos aos seus compradores fiéis. Afinal, fidelizar clientes é mais fácil, e barato, que atrair novos consumidores. Assim, certifique-se de oferecer um ótimo atendimento durante todo o processo de compra e também no pós-venda, para que, dessa forma, os clientes prefiram os seus serviços aos da concorrência.

4. Evite a guerra de preços.

Quando há competição entre empresas para descobrir quem vai ofertar o produto ou serviço pelo menor preço possível, acaba ocorrendo a redução na margem de lucro de ambos os negócios e, assim, aumenta-se o risco de falência. Portanto, fuja desse tipo de competição. Afinal, uma vez que você tenha conquistado a confiança do seu cliente, ele não irá trocá-lo por outro que ofereça apenas um preço menor.

5. Destaque os seus pontos fortes e diferenciais.

Se o preço fosse a variável de maior importância para os consumidores na hora de optar pela compra de um produto ou serviço, certamente a demanda por iPhones no mercado brasileiro seria menor. O que os clientes prezam, na verdade, são os diferenciais oferecidos. Portanto, destaque-os! Dê ênfase a qualidade do seu produto, à experiência no mercado, à velocidade da logística e aos demais pontos que diferem seu negócio dos demais ofertados.

6. Aprenda com exemplos da sua área de atuação.

Esteja sempre atento ao seu nicho de mercado e procure implementar no seu negócio estratégias que deram certo para outros concorrentes da área. O mesmo é válido para os erros cometidos, aprenda com a experiência dos rivais e evite repeti-los.

7. Atente-se às possibilidades de sinergia.

Competidores podem virar parceiros, caso haja possibilidade. Portanto, seja ético e esteja sempre atento. Não desrespeite os adversários pois, tal como você, eles desejam apenas o crescimento e sucesso do próprio negócio. Assim, por que não tentar uma parceria, caso seja possível e benéfico para ambos?

E então, empreendedor, as dicas expostas lhe foram úteis? Gostaria de entender de maneira mais aprofundada como colocar as ideias propostas em prática? Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a conhecer melhor sua concorrência e a diferenciar, portanto, seu negócio dentro do seu nicho de mercado.

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LinkedIn do autor: Maria Eduarda dos Santos


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