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Conheça as vantagens de fazer um estudo de viabilidade de projeto!


Vivemos em tempos caracterizados pelo aumento do empreendedorismo na sociedade. Entretanto, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que mais de 70% das empresas, no Brasil, não duram nem dez anos, sendo que aproximadamente 1 em cada 5 fecha as portas em apenas um ano.

Uma das maneiras de melhorar esses dados é o estudo e o planejamento antes de iniciar um empreendimento, visto que a má gestão, falta de estruturação e desconhecimento do mercado podem trazer prejuízos para os negócios. 

Sabendo disso, você tem algum projeto futuro em mente? Já pensou em investir em algum mercado em desenvolvimento? Está com dúvidas sobre implantar uma nova tecnologia em sua empresa ou aumentá-la? Então, provavelmente você está precisando de uma análise de viabilidade de projetos! Já ouviu falar nela? Vem com a gente para conhecer mais!

Primeiramente, o que é uma análise de viabilidade de projetos? 

A análise de viabilidade de projetos tem como objetivo fornecer orientações e informações ao empreendedor. Ela irá avaliar a eficiência prática de um negócio, produto, metodologia ou tecnologia, de maneira que se possa saber se o novo investimento realmente trará mais lucros ou auxiliará no desenvolvimento e na saúde da empresa. Resumindo, busca-se entender se realmente vale a pena tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática. 

Para realizar esse estudo, baseia-se nas receitas e nos custos da empresa, comparando tais métricas com o mercado no qual a empresa se encontra. Ou seja, ela irá relacionar o investimento total para que o projeto seja iniciado, os custos variáveis e fixos para sustentá-lo com os rendimentos que serão gerados com o tempo, de maneira que se o faturamento for maior do que as despesas, o projeto é considerado viável. E através da utilização dos indicadores, é exequível determinar também em quanto tempo o valor inicial investido é recuperado.

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Além disso, durante a execução da análise de viabilidade, o porte da empresa, as informações gerais e o mercado no geral, incluindo os concorrentes, serão examinados. Desse modo, é possível criar estratégias para assistir no desenvolvimento da empresa.


Quais são as etapas da análise de viabilidade de projetos? 

A avaliação da viabilidade de projetos pode ser divida em seis partes, sendo elas: 

  1. Análise e levantamentos: busca-se entender de maneira geral o mercado em que se insere a empresa e a amplitude do projeto examinado;
  2. Projeção de receitas: será analisada a capacidade do investimento de gerar bons resultados para o empreendedor; 
  3. Projeção de custos e despesas: serão analisados os custos e as despesas necessários para a realização do projeto; 
  4. Fluxo de caixa: ocorre a montagem do fluxo de caixa, que exibirá a situação do investimento e facilitará a gestão econômica do negócio;
  5. Avaliação dos indicadores: a partir dos dados coletados, acontece a verificação de indicadores como o “Payback”, “Valor Presente Líquido” e “Taxa Interna de Retorno”; 
  6. Veredito: finalmente, há a comparação dos indicadores com o mercado, respondendo se o projeto é viável ou não;

E por que essa análise é tão importante? 

A resposta é simples: segurança! E sabemos que ela é essencial quando se trata de investimentos e negócios, certo? Como mostrado pela pesquisa do IBGE citada lá no comecinho do nosso artigo, antes mesmo da crise causada pela pandemia de COVID-19, as empresas em nosso país já possuíam uma taxa de sobrevivência bastante baixa, em grande parte, devido à falta de estruturação, planejamento e estudos sobre a probabilidade de um projeto ser bem sucedido. 

Dessa maneira, qualquer inovação, mudança ou criação que se queira realizar deve ser muito bem examinada para que você, empreendedor, não tenha gastos arriscados que possam lhe trazer problemas futuros e prejuízos financeiros. Ademais, realizar tal análise possibilita maior conhecimento do seu negócio e do mercado em que você está atuando, de modo que se pode criar estratégias de crescimento saudável e uma melhor visão de como estruturar financeiramente a sua empresa. 

Considerações Finais

Por fim, ressaltamos que, ao abrir sua empresa, introduzir algum novo produto no mercado ou uma tecnologia inovadora no seu negócio, é fundamental usar a criatividade para chamar a atenção dos seus futuros clientes! E isso pode ser feito por meio de um Plano de Marketing! Além da Análise de Viabilidade de Projetos, oferecemos vários serviços, todos realizados com muita dedicação, por uma equipe com experiência na área! 

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Leia também: Dicas de como organizar a vida financeira do seu negócio

LinkedIn da autora: Giovanna Batistella


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