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Conheça esses dois modelos de negociação e quais as diferenças entre si.


No mundo dos negócios, é comum ouvir as pessoas falando sobre B2B e B2C. Mas você sabe o que esses termos significam e quais são as principais diferenças entre eles?

Ao  iniciar um negócio, é necessário saber qual é o seu público-alvo e, mais precisamente, quem é a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal.

Tendo esse conhecimento, você é capaz de direcionar o seu produto ou serviço para o público certo e desenvolver melhores estratégias de venda.

Entretanto, não basta apenas saber essas particularidades, é preciso ir além e descobrir se a sua empresa é B2B ou B2C. 

Quer entender o que eles significam e o que os diferenciam? O objetivo deste artigo é explicar de maneira simples e didática esses conceitos. Portanto continue conosco e boa leitura!

O que é B2B?

B2B é a sigla para Business to Business, no português, empresa para empresa. Ou seja, representa as negociações realizadas de pessoa jurídica para pessoa jurídica.

Alguns exemplos de operações B2B são:

  • Transformação: Indústria vende seus produtos para outras Indústrias que irão utilizá-los em seus processos produtivos;
  • Revenda: Indústria/Importador vendendo para Distribuidor, Revenda ou Lojista;
  • Revenda: Distribuidor/Atacadista vendendo para Revenda ou Lojista;
  • Consumo: Empresas vendendo produtos de consumo para outras empresas (papel sulfite, canetas, material de limpeza, café) ou bens como TVs, Móveis, Carros;
  • Empresas vendendo bens para indústrias em modelo de MRO (Manutenção, Reparo e Operação).

As relações entre um negócio B2B são de longo prazo, pois, primeiramente, a empresa precisará de um certo período de tempo para entender as necessidades do cliente e convencê-lo de suas vantagens. 

Segundo, antes de tomar sua decisão, o consumidor irá usar seu lado racional para analisar se o produto que foi ofertado, supre ou não as suas necessidades e se lhe trará benefícios.

O que é B2C?

B2C é a sigla para Business to Consumer, ou empresa para consumidor.Trata-se de vendas realizadas de pessoa jurídica para pessoa física.

Alguns exemplos de negociações B2C são:

  • Loja vendendo produtos como TVs, geladeiras, tênis, roupas, livros, etc, para o cliente final;
  • Empresas vendendo serviços como tickets de cinema, de teatro;
  • Compra de passagens aéreas e pacotes turísticos;
  • Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final;
  • Indústria vendendo diretamente ao Consumidor Final;
  • E-commerce varejista.

Portanto, podemos dizer que nas compras B2C as emoções tendem a ter um peso grande no momento de decisão do consumidor. Aquele lanche saboroso que você vê na vitrine da lanchonete e que te dá água na boca, as propagandas emocionantes em época de Natal, as roupas que prometem te deixar mais elegante e atraente. Tudo isso influencia os consumidores em suas decisões de compra.

Quais as diferenças entre esses dois tipos de negócio?

Não é somente as pessoas envolvidas nas transações que diferenciam um negócio B2B e B2C. Existem outros fatores também, confira os 4 principais abaixo:

1. Público-alvo e perfil do consumidor:  

O B2C é mais voltado para o comércio varejista, no qual o consumidor final, a pessoa física é o público-alvo. Já no B2B, o cliente ideal é uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Para ambos os negócios, é necessário saber qual o perfil ideal do consumidor para criar estratégias assertivas de vendas. Sendo assim, que tal ler este conteúdo para saber qual é o seu cliente ideal!

2. Fator de decisão – Razão x Emoção:

Nas compras B2C, a emoção é o grande fator que determina a decisão de compra do consumidor. Sendo levados por diversas estratégias de marketing a adquirir determinado produto. Muitas vezes, a emoção não analisa o custo benefício, ela só desperta o desejo e a vontade.

No B2B, a decisão de compra é mais complexa, pois o comprador utiliza da razão para verificar se vale a pena ou não adquirir aquele serviço ou produto. Neste caso, ele faz uma análise de mercado para verificar preços e outros fatores relevantes na sua decisão.

3. Ticket médio:

Os valores envolvidos nesses dois tipos de transação são bem diferentes. Enquanto no B2C os preços costumam ser relativamente menores, no B2B o ticket médio é bem superior.

Isso se dá porque, neste último, as compras são mais frequentes e em grandes quantidades ou os serviços oferecidos demandam mais tempo para serem realizados. Um exemplo são as consultorias.

No B2C, normalmente o cliente compra produtos isolados, com menor ticket médio e com menor recorrência.

4. Estratégias de vendas:

O marketing digital tem se tornada uma das principais estratégias de captação de clientes. Ele é utilizado tanto nas negociações B2B, quanto nas negociações B2C.

De um lado, o B2B exige maior segmentação para atingir as necessidades de um nicho de mercado. De outro, o B2C precisa de ações de comunicação mais massificadas e generalistas. Ou seja, a comunicação B2B precisa ser mais especializada, enquanto a B2C deve ser mais acessível para atrair mais interessados.

Essas são as principais diferenças entre os dois modelos de negócios. Conseguiu identificar qual é o da sua empresa? Então conta pra gente! Basta clicar no botão de contato, aproveite também para levantar as suas dúvidas e sugestões.


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