Otimiza Jr

Você já possui ou quer abrir um escritório de arquitetura ou design de interiores? Sabe que tem talento, seus projetos são elogiados, mas não tem ideia de como conseguir clientes? Leia esse artigo e descubra dicas que te auxiliarão a conseguir uma captação de compradores efetiva.


A captação de clientes é uma etapa no processo de vendas em que são identificados e contatados potenciais clientes com o objetivo de fazê-los fechar uma compra de um produto ou serviço. Para isso define-se o perfil de clientes ideais, cria-se uma lista de possíveis compradores que possuem as características deste perfil, entra-se em contato e procura-se iniciar um relacionamento, essa é também conhecida como uma estratégia de prospecção ativa e a que mais demanda estratégia. Existe também a chamada prospecção passiva, no qual o possível freguês toma conhecimento da sua empresa de forma espontânea, ao procurar pela solução de alguma dor específica.

Vale ainda ressaltar que essa é talvez a maior angústia dos Arquitetos e Designers de Interiores, cujo é o objetivo central deste artigo, principalmente para aqueles que concluíram sua faculdade e estão iniciando sua carreira no mercado de trabalho. Na ânsia de fechar mais projetos e gerar fluxo de caixa rápido, muitas vezes acabam aceitando quaisquer serviços que prejudicam seu negócio e não colaboram para sua caminhada rumo ao sucesso profissional.

Abaixo abordaremos 5 dicas que irão te ajudar com a captação de clientes, através da definição da sua persona, criação de um portfólio, meios de prospectar passivamente e o cultivo de network, bem como maneiras de que cheguem ao seu escritório os clientes certos.

1° Dica – Descubra o perfil ideal do seu cliente

Algumas empresas chamam esse “cliente ideal” de persona, outros de avatar, porém o mais importante é não confundir com o conceito de público-alvo, que é bem mais amplo.

É importante que você procure buscar clientes que estejam alinhados com o tipo de serviço que você oferece. Somente assim você poderá usar da melhor forma possível seu conhecimento, sua experiência e sua criatividade para gastar todas as suas energias em coisas que te trazem retorno e manter o foco no que você definiu para seu escritório.

Não adianta fazer a captação sem antes utilizar um filtro, pois alguns clientes podem lhe exigir muito trabalho, gerando receitas inexpressivas e no final não extrair o melhor que você tem a oferecer, podendo até ocasionar serviços irrelevantes e que não agregarão para a reputação e portfólio do seu escritório. Esse é o primeiro passo para planejar e executar o restante do trabalho de marketing, afinal é o cliente a principal força modeladora do seu negócio.

Para que você descubra o perfil do seu cliente ideal aí vão algumas dicas:

  • Observe quais potenciais clientes mais se aproximam deste cliente prototipado.
  • Crie em média cinco protótipos de cliente ideal que servirão para direcionar o marketing da sua empresa.
  • Faça uma pesquisa de mercado aplicando formulários para os contatos que você já possui contendo perguntar como: faixa etária, gênero, seus desejos, medos, o que ele precisa, o que mais valoriza, regiões com maior aderência, entre outras coisas que contribuirão para essa análise.

Após a definição deste perfil, podemos começar a expandir o mercado em torno desta versão de cliente ideal.

2° Dica – Tenha um site e portfólio

O nome de um arquiteto representa muito mais do que uma série de atividades que ele executa ou já realizou. Seus projetos mostram mais sobre seu estilo próprio e uma personalidade que se firma em cada ambiente desenhado. 

Seu portfólio é justamente a expressão desse estilo próprio exposto por meio de seus trabalhos de arquitetura e decoração. Deste modo, tire fotografias de cada trabalho, suas etapas e o resultado final. Quando um arquiteto finaliza um projeto, mas não tira fotos, o suor do seu trabalho se restringe ao grupo de pessoas que irá usufruir daquele espaço. Nos dias atuais isso ganha uma nova dimensão, o que não está online, simplesmente não existe!

3° Dica – Esteja ativo nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é também uma ótima forma de captação. Procure desenvolver um portfólio online, capriche nele e use seus resultados como estratégia para captar clientes. Explore várias imagens de diferentes ângulos, possibilidades de iluminação, entre outros atrativos, aqui o que vale é a criatividade e o seu diferencial. O trabalho de um arquiteto produz um resultado visual inquestionável. Com todas as fotos em mãos agora é hora de caprichar nas publicações, por isso se faça presente nas mídias sociais e potencialize essa exposição.

Nesse sentido, é indispensável que seu escritório tenha um perfil e que seja relevante a seu público-alvo. Devido ao grande apelo visual, o Pinterest e o Instagram são os mais usados para divulgação de projetos arquitetônicos. Porém, caso seu foco não for projetos corporativos, além dessas redes é indispensável o uso do Linkedin, que embora não trabalhe muito com imagens, acaba mostrando a relevância do seu trabalho tendo como foco captar clientes.

4° Dica – Produza um blog

Na internet, quem produz conteúdo é “rei”. Um conteúdo visual e bem feito por sua marca é a chave mestra para atrair visitantes, além de fazer com que sua marca se diferencie das outras. Um blog vai ajudar a conquistar muitos clientes, mas para isso é necessário saber o que escrever, usar as técnicas de SEO e descobrir quais assuntos suas personas mais procuram nos mecanismos de busca e produzir artigos relacionados a esses temas, com relevância e objetivo de interessá-los. 

Seu blog pode ser apresentado de diversas maneiras, utilizando imagens, vídeos, recursos variados de multimídia, textos, infográficos, realidade virtual e mais uma série de possibilidades que você pode abusar do campo virtual. Já seu conteúdo pode se diversificar entre dicas de arquitetura ou paisagismo, fotos de projetos em desenvolvimento ou já desenvolvidos como um antes e depois, explicações mais técnicas que irão mostrar que você realmente sabe o que faz, entre outras coisas.

5° Dica – Cultive uma network

Manter uma boa relação com seus parceiros, concorrentes e fornecedores é muito importante para quem está começando na carreira profissional. No mundo de hoje, indicações de amigos, familiares, colegas de profissão valem mais do que qualquer coisa. 

Atualmente, o mercado para arquitetos funciona muito bem por meio de indicações e parcerias, o chamado networking, e seu cartão de visita será bons serviços prestados. Uma boa forma de cultivar relacionamentos é frequentar eventos de sua área, palestrar e dar cursos de workshops, participar de concurso e fazer parcerias com outros arquitetos e empresas públicas ou privadas 

Conclusões Finais

Por fim, vale ressaltar também que você não está sozinho para realizar essa captação e aumentar sua clientela. Nós da Otimiza Empresa Júnior podemos te ajudar com isso!
Em nosso portfólio oferecemos serviços de análise de público-alvo e plano de marketing que se encaixam perfeitamente para resolver esse problema. Possuímos também o serviço de estruturação financeira para você arquiteto que esteja com dificuldade em lidar com as finanças da sua empresa. Se gostou deste conteúdo, e está interessado em nossos serviços, entre em contato com a gente através de nossas redes sociais ou whatsapp, será um grande prazer poder te ajudar a conquistar seus objetivos!

LinkedIn do autor: Julio Giomo


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *