Otimiza Jr

Até hoje muitos empreendedores sentem dificuldades com as tecnologias, apesar disso entender como elas funcionam e utilizar bem os canais digitais é indispensável! Introduzir sua empresa no Google por exemplo, é um meio de atrair clientes e gerar valor, e você já sabe ou já fez isso? Caso contrário continue lendo esse artigo e descubra otimizações de ranqueamento e plataformas que te auxiliam nesse processo. 


Não saber colocar sua empresa no Google pode representar um problema maior do que você imagina, afinal a plataforma representa, principalmente no contexto atual, maior visibilidade, interações com seus clientes e possíveis conversões. Desta forma não existe melhor canal de divulgação do que o buscador mais acessado do mundo.

Os benefícios dessa estratégia de marketing são expressivos, imagine um usuário que pesquise algo relacionado ao seu negócio, e em resposta ele aparece em destaque na primeira página do Google ao alcance de uma potencial lead, ou seja, um possível cliente, dessa modo, suas chances de vender seu produto aumenta e como resultado seus lucros também.

Abaixo apresentaremos algumas dicas e ferramentas importantes que vão te ajudar a obter maior resultado, um bom ranqueamento e te auxiliarão a aparecer em primeira página.

SEO e ações de otimização para aparecer nas primeiras páginas

Antes de mais nada é importante saber o que é SEO (Search Engine Optimization), essa sigla se refere a técnicas de marketing para otimizar os mecanismos de busca. Todas as páginas que aparecem de forma orgânica, ou seja, sem patrocínio na primeira página utilizam essa técnica, por esse motivo é importante compreender bem seu conceito e ter ciência que:

  • Seu conteúdo deve ser de qualidade

Esse é um dos pontos mais importantes que o Google leva em consideração, uma vez que o buscador presa demais a experiência do usuário. Ele quer que o assunto seja encontrado com agilidade e rapidez, além de conter uma alta qualidade.

É essencial focar em palavras chaves bastante buscadas pelo seu público alvo, por exemplo, se você possui uma loja de pet shop, criar páginas e conteúdos como por exemplo “qual o melhor pet shop”, “pet shop” e “serviços de pet shop”. Será por meio dessas palavras chave que sua empresa irá ranquear o conteúdo que produz. Pesquise bem os melhores termos e produza sempre um conteúdo autoral.

  • A descrição de sua empresa ou marca deve estar escrita de forma atrativa

Sempre que encontramos algum anúncio no google, normalmente lemos o resumo que vem logo abaixo, denominado description, muito utilizado para deixar o anúncio mais atraente. Essa descrição é muito importante já que ela é uma das primeiras coisas lidas pelas pessoas funcionando como uma espécie de vitrine para seu anúncio. É sempre importante que ela também contenha palavras chaves e um breve conteúdo atrativo.

  • A URL deve estar otimizada

A URL de seu site ou página também deve ser otimizada pelo SEO. Opte sempre por criar URLs curtas e focadas no conteúdo que você desenvolveu, dessa forma suas chances de aparecer na primeira página se elevam. O mesmo vale para o título de cada página do seu site, esse é um dos meios que o Google utiliza para compreender do que o conteúdo se trata e redimensionar ao pesquisador. 

Ferramentas que irão te ajudar a aparecer na primeira página

Google meu negócio 

O Google meu negócio ou também chamado de Google My Business é uma plataforma gratuíta lançada pelo Google em 2014 que é voltada para empreendedores. Seu objetivo é divulgar suas empresas nas redes de pesquisa e no Google Maps, ou seja, funciona como uma canal direto entre empreendedor e cliente, tornando-o indispensável seu uso. 

Nessa plataforma o usuário consegue encontrar:

  • Endereço completo da empresa;
  • Contatos como telefone, site, e-mail e redes sociais;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Fotos da empresa;
  • Eventos;
  • Perguntas e respostas onde o cliente interage diretamente com a empresa para sanar suas dúvidas;
  • Avaliações.
Google Maps

O Google Maps é um software de geolocalização gratuito que permite acessar mapas e satélites da terra para fins de pesquisa ou visualização, o que muitas pessoas não sabem é que essa ferramenta pode ser muito útil para você e seu negócio, tudo vai depender da maneira que você o gerencia. 

Por exemplo o cliente pode encontrar seu negócio ao pesquisar por estabelecimentos nas proximidades, assim o aplicativo fornece o melhor trajeto para que ele te encontre, ou ainda,  se você oferece um atendimento diferenciado, e validar isso, suas chances de estar entre os “locais mais bem avaliados” pelo Maps e “recomendações de estabelecimentos” aumentam , o mesmo vale para os horários de pico. É importante destacar que quanto maior for a riqueza de detalhes, maior será a credibilidade que você vai passar para seu cliente.

Google Ads

O Google Ads ou Google AdWords é uma das principais plataformas de links patrocinados. Essa é uma ferramenta que permite com que seu site ou página apareça na primeira página de buscas logo no primeiro dia de publicação, porém é necessário investir dinheiro e pagar por esse serviço.

De qualquer forma, se você está iniciando seus investimentos em SEO, investir no Ads pode aumentar e muito sua visibilidade. Ele faz com que seu site ou conteúdo apareça para seu público nas pesquisas relacionadas aos produtos ou serviços que a empresa oferece. Fora isso, ele ainda segmenta seu público fazendo com que você exiba seus anúncios na hora certa e pras pessoas certas. Essa é uma ótima estratégia para se posicionar no topo do buscador a curto prazo, conquistando visitas rapidamente.

Conclusões finais 

Por fim, é indispensável ressaltar a importância do Google para o alcance e visibilidade da sua marca. Não há um lugar melhor do que a internet para ajudar no marketing da sua empresa, porém sozinhos não fazem milagre, precisam de suporte e estratégia!

Caso você, empreendedor, esteja encontrando dúvidas de como traçar as melhores formas de marketing para seu negócio seja pelo web ou não, ou ainda esteja com outros problemas empresariais entre em contato com a gente. Nós da Otimiza Empresa Junior oferecemos o serviço de plano de negócios onde incluímos o plano de marketing, além de outros que te auxiliam com o gerenciamento. Para saber mais entre em contato com a gente, pelo WhatsApp ou redes sociais, será um prazer te ajudar com isso e dar suporte aos seus objetivos financeiros.

LinkedIn do autor: Julio Giomo


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