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Está pensando em montar um restaurante? Já ouviu falar em plano de negócios? Conheça suas principais etapas e funcionalidades para colher os frutos de um estabelecimento lucrativo.


Se você está pensando em abrir um restaurante e não sabe por onde começar, um bom plano de negócios é o pontapé inicial para se obter sucesso. Mas afinal o que é plano de negócios e por que ele é tão importante?

Plano de negócios é uma espécie de caminho, traçado por uma boa consultoria, que descreve as metas de um negócio e quais devem ser os passos dados para que elas sejam alcançadas, diminuindo riscos e incertezas. Além disso, permite identificar e restringir seus erros no papel ao invés de cometê-los no mercado. Ele pode ser dividido em algumas etapas, entre elas destacamos as principais:

• Público-alvo;
• Análise de concorrentes;
• Análise de fornecedores;
• Riscos e falhas;
• Planejamento Estratégico e Operacional;
• Plano de marketing;
• Planejamento Financeiro;
• Fluxo de caixa.

Público-alvo

A primeira etapa do nosso plano de negócios é a pesquisa de público alvo e a descoberta da persona. Não se atentar ao seu público de forma correta pode gerar inúmeros prejuízos, afinal não adianta ter a melhor comida em seu cardápio se seu público não se atrai por aquilo. O melhor jeito de descobrir quem serão seus principais clientes é através de uma pesquisa, nela podemos elencar informações sobre: localização, ou seja, quem são as pessoas ao seu redor, o que elas costumam consumir e quais são os lugares que elas frequentam; preço, quanto elas estariam dispostas a pagar pelos pratos do menu e qual o modelo de restaurante que elas preferem, seja self service, à la carte, pratos executivos, entre outros; ambiente, se as pessoas preferem lugares fechados ou mais arejados, e recomendações que são coisas que elas gostariam de ver em um restaurante.

Análise de Concorrentes

Nesta etapa identificamos estabelecimentos similares que operem na mesma região em que o restaurante será instalado. Nela é recomendável que se compare os preços, identifique seus diferenciais, faça a separação de concorrentes diretos dos indiretos e observe suas avaliações em redes sociais para descobrir informações sobre atendimento, ambiente, higiene do local, variedade do cardápio, etc.

Análise de Fornecedores

Conhecer fornecedores com bons preços é essencial para a saúde financeira da empresa, afinal a maior parte da receita é destinada à compra de produtos para manutenção e reposição, no caso dos restaurantes: alimentos, utensílios, produtos para higiene, etc. Mas uma boa análise de fornecedores vai muito além, nela devemos considerar se os produtos são frescos e de qualidade, se o prazo de entrega é respeitado e se eles possuem uma boa reputação no mercado, para que no fim das contas o barato não saia caro. Na maior parte das vezes priorizar a qualidade é sempre melhor!

Riscos e falhas

Na etapa de riscos e falhas o principal objetivo é a redução de incertezas no gerenciamento do estabelecimento, nele nomeamos possíveis riscos que poderão afetar o restaurante. É muito importante a compreensão de cada um dos riscos e qual a melhor decisão a ser tomada num momento inesperado, ter sempre um plano “B” é fundamental! Como por exemplo, contato com mais de um fornecedor caso o principal deixe a empresa na mão, quantidade correta de funcionários em momentos com maior volume de pessoas, imprevistos com produtos estragados, entre outros.

Planejamento Estratégico e Operacional

O planejamento estratégico é indispensável na hora de abrir o restaurante, nele iremos determinar a missão, ou seja, a razão pela qual a empresa existe; a visão que é onde a empresa se vê a longo prazo e os valores que são as coisas que ela não abre mão. Fora isso, estabelecemos objetivos desejados como capacitação dos funcionários, reconhecimento no mercado, abertura de franquias, entre outras.
Após a elaboração destas metas, damos início ao planejamento operacional onde delineamos todas as atividades que serão executadas pela empresa visando alcançar os objetivos protocolados e o uso de seus recursos de forma eficiente. Nele iremos nortear o trabalho dos colaboradores, determinar a equipe administrativa (gerente e operador de caixa), a linha de frente (garçons, bartenders e commis) e a retaguarda (chefs, cozinheiros, auxiliares de limpeza e de cozinha). Fazer um planejamento operacional bem alinhado é vital para uma liderança empresarial eficaz.

Plano de Marketing

Todos sabem que um marketing bem feito e de qualidade é a alma de todo negócio, porém essa não é uma tarefa fácil, ainda mais porque o setor de restaurantes continua sendo bem tradicional, e é justamente na web que estão as melhores oportunidades para se obter resultados, mesmo assim é necessário se adaptar. Para começar, conhecer muito bem o negócio, seus pontos fracos e fortes e ter um contato direto com seu público-alvo os conhecendo bem implicará no direcionamento do seu marketing. Definir estratégias e ações a serem tomadas e entender de onde vem o faturamento de suas vendas ajuda diretamente na hora de conquistar novos clientes e o momento certo de se fazer uma promoção. Logo após é necessário avaliar os canais de comunicação com seu público, uso de redes sociais, fazer anúncios em jornais e revistas e ter blog corporativos auxilia e muito!

Planejamento Financeiro

Em meio à crise sanitária que estamos vivendo, estar em dia com suas despesas e administrar bem seu caixa te dará margem para economizar ao máximo seus recursos e obter um lucro ainda maior para posteriormente investir até mesmo em novas franquias, por exemplo. Para isso, sua organização precisa contar com um bom planejamento financeiro que apontará as diretrizes para que sua ideia se torne mais rentável, estabelecendo ferramentas de controle preservando a saúde de seu caixa e o comprimento de suas metas a curto, médio e longo prazo. Nesta etapa faremos uma projeção de receitas e de custos com o objetivo de estimar o volume de dinheiro que a empresa espera receber num período futuro e quanto ela precisará desembolsar, com a junção desses dois indicadores iremos projetar o fluxo de caixa que irá apresentar um relatório contábil e facilitará a abertura do negócio por já oferecer uma estrutura financeira bem alinhada desde o início.

Fluxo de caixa

E por fim o fluxo de caixa que corresponde aos recursos financeiros que entram e saem da empresa em um dado período, seja ele dia, semana, meses ou anos. Ele é uma ferramenta básica para que qualquer empreendedor acompanhe as movimentações financeiras de seu futuro restaurante e deve ser feito em formato de planilha, além de conter as seguintes informações: o dinheiro que se tem disponível no momento; o quanto terá disponível em determinada data e o quanto pode ou precisa gastar. Vale destacar que no final do período o saldo deve ser sempre positivo para que o estabelecimento obtenha lucro.

Conclusões Finais

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais são as etapas de um plano de negócios é hora de partir para o ataque e ter em mente que a Otimiza pode fazer isso para você e realizar a ambição de abrir seu futuro restaurante. Nós, além de fazermos essa pesquisa de mercado, realizamos primeiramente uma pesquisa de diagnóstico com o cliente e no final entregamos tudo o que foi capitalizado em um sumário executivo que irá conter etapa por etapa do seu futuro projeto, tudo bem alinhadinho. Para isso, conheça mais nossos serviços e entre em contato com a gente pelas redes sociais, whatsapp ou e-mail, será um prazer realizar seu sonho!

Ver também: O que é uma empresa júnior e por que contrata-la?


8 comentários

Walter · 13/06/2022 às 08:00

Gostaria de receber um plano de negocio ja elaborador como titulo de exemplo

    Otimiza Empresa Júnior · 05/07/2022 às 09:29

    Olá Walter, ainda tem interesse?

      Alberto Rafael Hapala · 09/07/2022 às 09:13

      Gostaria de fazer uma ideia de negócio venda de produtos alimentícios

        Otimiza Empresa Júnior · 11/07/2022 às 17:36

        Olá! Estaremos entrando em contato!

Belarmina Semende · 29/07/2022 às 06:12

Estou pensando em abrir uma aviário para criação de galinhas poedeiras.
ja tenho o espaço bem definido que podem caber 100 galinhas.

    Otimiza Empresa Júnior · 29/07/2022 às 09:52

    Olá Belarmina!
    Ficamos felizes com seu comentário, entraremos em contato com você pelo e-mail, mas podemos conversar melhor pelo WhatsApp, entre em contato conosco pelo link https://api.whatsapp.com/send?phone=551196462017 ou pelo número (11)96462-0172.

Júlio Manuel · 31/08/2022 às 20:58

Quero abrir una micro empresa prestadora de serviço tecnicos de electrónica,telecomicações e montagem de cameras de vigilancia.

    Otimiza Empresa Júnior · 01/09/2022 às 20:45

    Entraremos em contato Julio!

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