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Conheça agora algumas dicas sobre como aproveitar as datas comemorativas!


Não é novidade que a vida de Microempreendedor Individual (MEI) não é tranquila, principalmente no contexto econômico que estamos vivenciando. Valores muito altos somados à queda no número de vendas geram uma queda no faturamento, mas não uma queda nos gastos.

Diante disso, é indispensável aproveitar oportunidades como os feriados, já que nessas datas as vendas tendem a ser maiores. Além disso, iremos propor, neste artigo, estratégias para que seus resultados sejam ainda melhores.

Dessa forma, se realizado um bom plano de marketing e o estudo de publico-alvo é possível direcionar os produtos e serviços oferecidos de forma certeira, maximizando o número de vendas e gerando um aumento de receita considerável, certamente superior se comparado a outros períodos anuais.

Por que é importante valorizar os feriados e como eles podem impactar no faturamento anual da sua empresa?

Os feriados são épocas do ano em que as pessoas possuem uma predisposição maior a gastar. Assim como em datas especiais pessoais, como aniversários e comemorações matrimoniais, as pessoas estão dispostas a dedicar uma parte de sua renda, para presentear entes queridos.É claro que nos casos individuais, não podemos prever de forma tão simples em quais meses nossos clientes vão consumir mais determinado produto, mas como os feriados são datas fixas anuais, é possível fazer essa estimativa e programar-se para atender as demandas do cliente!

O gráfico abaixo ilustra bem essa realidade, neste exemplo, podemos ver claramente o valor arrecadado no Natal e como a demanda vem aumentando nos últimos anos:

O que devo fazer para aproveitar esses eventos anuais?

Mas como podemos aproveitar essas datas? Existem algumas estratégias muito eficazes e práticas que funcionam para todos os nichos de comércio. Abaixo, citamos algumas delas:

  • PROMOÇÕES: os setores que mais faturam em feriados são os setores de presentes e de alimentos. Se você possui um comércio que ofereça esses produtos ou serviços, é possível oferecer promoções ao seu cliente, elas ajudam a diferenciá-lo de seus concorrentes e atrair consumidores. As promoções consistem na criação de oportunidades de compra exóticas, que são justificadas por um evento especial, elas precisam mostrar ao cliente que ele será o beneficiado com a compra, justamente para que gere um sentimento de que é necessário aproveitar antes que a promoção acabe.  EX: “na compra de dois calçados, o 3° sai com 75% de desconto, é sapato para presentear a família toda!” 
  • ESTRATÉGIA DE MARKETING E DIVULGAÇÃO: linkados aos demais tópicos, esse é extremamente importante em qualquer época do ano, mas principalmente em feriados, já que nessas datas as pessoas estão à procura de produtos e serviços, então é importante que elas conheçam seu comércio. As redes sociais executam perfeitamente esse papel, tanto no maior alcance na divulgação das promoções, quanto no conhecimento do público-alvo. Nas redes sociais as pessoas expõe detalhes de sua vida que podem ser muito bem utilizados nestes casos especiais, como por exemplo, na disponibilidade de produtos, ou na seleção de estratégias de marketing;
  • EVENTOS TEMÁTICOS: essa é uma alternativa principalmente para comércios que não possuem foco em produtos e serviços relacionados à presentes ou alimentos. Com esses eventos, você gera maior interação com seu cliente, além de conhecê-lo melhor e gerar um ambiente mais descontraído, no qual, indiretamente, pode ser apresentado seu produto; EX: “um escritório contábil que oferece desconto a clientes que forem fantasiados no mês do Halloween”
  • BRINDES: os brindes, apesar de serem um gasto, são vistos mais como um investimento, visto que, ao saber que existe essa diferenciação em relação ao seu concorrente, o cliente vai preferir comprar com você, já que, no concorrente ele compraria o mesmo produto, pelo mesmo preço, mas não receberia o brinde. Pode ser usado para atrair públicos-alvo também. EX: “distribuir doces gratuitamente para crianças, na semana do Dia das Crianças.”
  • CONTROLE DE ESTOQUE: É necessário que haja um bom controle do estoque justamente para que não ocorra a falta de produtos, diante da grande demanda apresentada pelos clientes. Mas também, para que não ocorra uma sobra excessiva de produtos, o que é maléfico para o comércio, podendo ser necessário vender essas sobras com descontos excessivos e, gerando prejuízos para o negócio.

Conclusões finais

Em síntese, feriados são uma ótima oportunidade para vender mais, pois são datas comemorativas, nas quais os clientes, independente da crise, estão dispostos a gastar. Porém é indicado, além de aplicar as estratégias que sugerimos, realizar uma Pesquisa de Mercado, para ter o pleno conhecimento de quem é o seu cliente, quais os seus interesses, e qual o feriado que ele mais procura comprar. Com o auxílio de um  Plano de Marketing, também é possível elaborar uma estratégia para que as necessidades do mesmo sejam supridas e você empreendedor aumente seu caixa! Nós da Otimiza oferecemos esses serviços e estamos sempre a disposição para solucionar qualquer que seja o empecilho! Entre em contato com a gente e saiba mais como podemos te ajudar!

Linkedin do Autor: Matheus Souza


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