MVP, sigla para Minimum Viable Product, em português Produto Mínimo Viável, é uma metodologia que desenvolve protótipos de produtos antes de serem lançados no mercado. E aí, ficou interessado(a) nessa ferramenta? Então, se quiser conhecer melhor o seu funcionamento e entender como ela pode ser útil ao seu negócio, leia o texto a seguir.
O que é o MVP (Produto Mínimo Viável) e quais são suas vantagens?
Explicando mais detalhadamente, o MVP é a construção da versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a sua principal proposta de valor. Dessa forma, ele pode ser validado antes de seu lançamento.
Esse processo permite a validação do conhecimento a respeito dos consumidores e sua reação sobre os diferenciais do produto, minimizando o tempo de aprimoramento até a versão final e aumentando as chances de se criar uma solução realmente valiosa.
Por exemplo, ao criar um MVP, uma empresa consegue testar a demanda sobre o produto antes de lançar sua versão final. Além disso, os custos de implementação dessa metodologia são menores, consequentemente, em casos de falha, a perda de capital é minimizada.
Como criar um MVP?
Tenha uma ideia inovadora:
É o estágio inicial para a criação MVP, no qual você terá que ter uma ideia criativa para solucionar algum problema existente ou lacuna do mercado. Desse modo, é muito importante manter o foco nas necessidades dos seus clientes. Para isso, é possível realizar uma pesquisa e descobrir tudo sobre o mercado-alvo, aumentando suas chances de sucesso.
Defina as hipóteses e valor do produto
O MVP deve partir de uma hipótese que precisa ser confirmada. Portanto, nessa etapa é necessário definir qual o problema que o produto irá solucionar, quais serão os benefícios de utilizá-lo e o porquê de alguém querer comprá-lo.
Encontre as funcionalidades essenciais
Com o produto definido, é hora de listar as suas principais funcionalidades. Nesse momento, todos os excessos devem ser enxugados para chegar a sua essência mais elementar, permitindo a experiência e avaliação do usuário. Ou seja, o MVP deve ser construído sobre o conjunto mínimo de funcionalidades necessárias para atender aos objetivos comerciais.
Defina os indicadores de desempenho
Aqui é preciso determinar quais indicadores serão utilizados para medir o sucesso do MVP. Essas métricas dependem do produto oferecido e devem demonstrar claramente a aceitação ou rejeição dos usuários.
Dê início ao ciclo de feedback
Nessa etapa, é preciso dar início ao ciclo de construir-medir-aprender, que permitirá a criação de um produto ideal para as necessidades dos clientes.
Continue os testes até chegar à versão final
É importante repetir o ciclo de feedback até que o produto chegue a sua versão final, envolvendo todas as correções necessárias. No fim das contas, o que importa é alcançar o modelo de solução ideal para os clientes, independentemente dos ajustes ao longo do caminho.
Exemplos de MVP
A seguir, mostraremos alguns exemplos de MVP para você se inspirar e começar a aplicar essa metodologia em seu negócio:
Inicialmente, o Facebook pretendia conectar jovens de universidades norte-americanas e permitir que trocassem mensagens. Essa função já existia em outros sites, contudo o Facebook possuía uma plataforma muito simples de ser usada, motivo pelo qual ele viralizou.
Amazon
A Amazon começou como uma livraria que tentava apresentar uma solução mais prática para clientes. Antes, o mercado era dominado por livrarias físicas, como Barnes and Nobles. Para testar essa solução, a Amazon criou um site com design bem simplificado e vendia apenas livros a preços baixos.
Spotify
O MVP do Spotify trouxe consigo, inicialmente, a proposta de valor de ser um streaming de música. Assim, em um aplicativo para desktop, a empresa colocou em prática essa ideia e rodou testes para saber se daria certo.
A ideia para o Twitter surgiu em uma hackathon produzida pela plataforma de podcasts Odeo, que até então estava perdendo clientes para o recém-lançado iTunes. Durante esse evento, surgiu a ideia de criar um mensageiro interno por SMS para que funcionários conversassem entre si. No entanto, constatou-se que os usuários tinham de gastar muito dinheiro para postar. Então, pensando nesses fatores, surge o Twitter.
Conclusão
E aí, ficou interessado(a) em criar um MVP para o seu negócio? Se sim, saiba que é muito importante e valioso para o seu negócio buscar, por exemplo, uma empresa de consultoria que possa te ajudar e acompanhar ao longo de toda a criação do seu produto.
Aqui na Otimiza Empresa Júnior oferecemos serviços como Plano de Negócios, Pesquisa de Mercado, Estruturação Financeira e Viabilidade de Projetos que podem ser de extrema importância durante os estágios de construção, exemplificados anteriormente, dessa ferramenta.
Sendo assim, se ficou com alguma dúvida e/ou quer construir o seu MVP, não deixe de entrar em contato com nossos consultores de negócios e marcar uma primeira reunião (gratuita) de diagnóstico.
LinkedIn da autora: Thaís Martins
3 comentários
Rogerio Pereira · 26/03/2022 às 19:15
BOA NOITE ESTOU CRIANDO O EXPOSITOR FOOD SEMELHANTE A BIKE FOOD,MAS BEM MAIS LEVE POSSIBILITANDO VENDAS ITINERANTES, TRATA-SE DE UM EXPOSITOR DE ALIMENTOS COM O OBJETIVO DE GERAR TRABALHO E RENDA, PARA PESSOAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL, IDEAL PARA VENDER BOLOS E SOBREMESAS,SE PODEREM ME AJUDAR NESSE , FICO A DISPOSIÇÃO PARA ASSAR MAIS DETALHES DO PROJETO.
VIVIANE · 28/07/2022 às 11:43
Parabéns pelo post. Não sabia o que significava a sigla e seu post foi muito esclarecedor. Obrigada.
Otimiza Empresa Júnior · 29/07/2022 às 09:55
Obrigada Viviane!
Ficamos felizes com seu comentário!