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Saiba tudo sobre o Marketing 4.0 e sua utilidade!


Com o isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19, muitos negócios têm sofrido com a queda no faturamento. É necessário, portanto, inovar os métodos e as técnicas utilizados e, uma das maneiras de fazer isso, é por meio de modernizações na publicidade e divulgação das empresas. 

Atualmente, há um maior foco no cliente e em sua jornada de compra e, o marketing por meio de mídias e redes sociais tem se mostrado muito eficiente nesse sentido. É aí que entra o Marketing 4.0! Mas afinal, qual sua definição? Para que ele serve? E como empregá-lo? Se você tem essas dúvidas, vem com a gente!


O que é o Marketing 4.0? 

Marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya em seu livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”. De acordo com Philip, em entrevista ao Mundo do Marketing, 

O Marketing 4.0 trata da revolução digital no marketing. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional centrado na TV e mídia impressa, mas o marketing Digital (mídias sociais, telefones celulares, internet) aumentará.

Assim, os empreendedores devem encontrar uma maneira de conectar o marketing tradicional, com o marketing digital, ou seja, o marketing agora precisará ser feito não apenas através da televisão e materiais impressos, mas também por meio da internet e das mídias sociais. O atual comportamento dos consumidores e a maneira como realizam suas compras demandam um novo método de abordagem do cliente, com a finalidade  de aumentar sua satisfação e estimulá-lo a adquirir produtos. Entretanto, para elevar a satisfação, é necessário manter algumas prioridades, como, por exemplo:

  • Manter a transparência dos processos: o consumidor deve ter conhecimento sobre como cada tarefa é realizada do momento de produção até a entrega do produto ou serviço;
  • Oferecer segurança e privacidade: principalmente na internet, muitos consumidores se sentem inseguros. Dar a certeza de que sua privacidade não será infringida é essencial para que tenham confiança em sua empresa; 
  • Humanização: embora o marketing 4.0 tenha ambientação em canais digitais, o público espera relações pessoais, e não robotizadas;
  • Interação com os clientes: é importante que o cliente se sinta especial durante o contato com sua marca;
  • Relações mais horizontais no mercado: é possível tornar as relações entre colaboradores e consumidores menos hierárquicas, gerando um ambiente mais saudável para todos;

Resumindo, para adotar o Marketing 4.0, sua empresa deverá estar preparada para ampliar sua divulgação no mercado digital. 

Qual a importância do Marketing 4.0 para sua empresa? 

Kotler diz: 

No estágio inicial de interação entre empresas e consumidores, o marketing tradicional desempenha papel importante ao promover a consciência e o interesse. À medida que a interação avança e os clientes exigem relacionamentos mais próximos com as empresas, aumenta a importância do marketing digital. O papel mais importante do marketing digital é promover a ação e a defesa da marca. Como o marketing digital é mais controlável do que o marketing tradicional, seu foco é promover resultados, ao passo que o foco do marketing tradicional é iniciar a interação com os clientes.

Assim, ao adotar o marketing 4.0, você deve estar procurando resultados mais eficientes para sua empresa. O marketing 4.0 possibilita aumento da divulgação do seu negócio e seus produtos, elevação das vendas, melhor mensuração dos resultados, além de monitoramento de possíveis consumidores. 

Agora que você possui conhecimento sobre o que é o marketing 4.0, e como ele pode impactar positivamente o seu negócio, você deve estar querendo saber como colocá-lo em prática, correto? Então, confira as dicas  a seguir!

Como aplicar o Marketing 4.0 no seu negócio?

  • O caminho do consumidor

O caminho do consumidor, também chamado de jornada do consumidor, se constitui como 5 etapas que Philip Kotler e seus parceiros propuseram em seu livro. Cada uma dessas fases representa o momento em que o consumidor se encontra no processo de aquisição de algum produto. As etapas são conhecidas como os 5 A’s (Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia).       

Na fase de assimilação, os consumidores são expostos às marcas, seja por meio de experiências passadas, comunicação ou publicidade. Ele ganhará consciência das empresas que possuem o produto ou serviço desejado.

O próximo estágio é a atração, no qual o consumidor irá filtrar as marcas ou produtos de sua preferência. Em casos de mercados mais saturados, é preciso que a empresa consiga mostrar seus diferenciais, atraindo o possível cliente. 

Posteriormente, há a arguição, em que o consumidor deve ser convencido a comprar de sua marca em detrimento das outras. Ele provavelmente irá procurar a opinião de conhecidos ou avaliações em fóruns e no próprio site da empresa. 

O quarto passo é a ação, no qual o consumidor decide efetivar a compra. É necessário fornecer serviços e atendimento de qualidade.  

Por fim, temos a apologia, em que o cliente criou uma relação de fidelidade com a marca, comprando recorrentemente ou fazendo indicações.

  • Personas

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Construída a partir de comportamentos e questões demográficas, é um personagem com nome, sexo, idade, história de vida, objetivos pessoais, entre outras características.

Ao adotar uma persona para o seu negócio, você será capaz de entender melhor seu público, conhecer seus desejos, suas dores e hábitos comportamentais, auxiliando sua comunicação com o cliente. 

  • Execução e monitoramento

Para ter certeza que você está seguindo o caminho correto com a divulgação de sua empresa e o tratamento de seus clientes, é importante realizar a coleta de dados e o monitoramento  dos resultados, o que pode ser feito por meio de uma pesquisa de mercado.  

Por meio da análise dos dados, é possível interpretar como está a aceitação do mercado por sua marca e seus produtos ou serviços, fazer comparações com a concorrência e previsão de tendências. Com o monitoramento desses resultados, você poderá entender se sua atitude no mercado é a correta e o que pode ser mudado, realizar testes e ver o que o que deixa seus clientes mais satisfeitos e atrai mais consumidores.

Considerações Finais

Por fim, faz-se primordial frisar que, para ter êxito em tais práticas, é necessário que haja estudo e análises claras acerca do assunto, preferencialmente feitos por uma consultoria com experiência no mercado. A Otimiza oferece alguns serviços que podem te ajudar no caminho para o sucesso, como, por exemplo: análise de mercado, plano de marketing e pesquisa de mercado

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco


5 comentários

Tiago Vicente · 24/07/2022 às 10:39

Bom dia!

Eu tô pensando em aplicar esse método de marketing 4.0 na na empresa de cosméticos na qual faço parte. Queria saber como posso iniciar esse processo usando o meu status do Whatsapp para conseguir atrair o interesse das pessoas na marca?
Desde já, agradeço.

    Otimiza Empresa Júnior · 29/07/2022 às 09:55

    Olá Belarmina!
    Ficamos felizes com seu comentário, entraremos em contato com você pelo e-mail para falar a respeito, mas podemos conversar melhor pelo WhatsApp, entre em contato conosco pelo link https://api.whatsapp.com/send?phone=551196462017 ou pelo número (11)96462-0172.

Natalia · 29/09/2022 às 13:14

Olá, gostaria de saber quem foi o autor desse texto para poder usar como referencia no meu TCC

    Otimiza Empresa Júnior · 30/09/2022 às 13:33

    Olá Natalia, este texto foi escrito pela ex-diretora de Marketing da Otimiza, ela chama-se Giovanna Batistella.

Luis Felipe Torres · 16/12/2022 às 08:05

Parabéns! Excelente conteúdo!

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