Otimiza Jr

Com a crise do novo coronavírus, manter os lucros fica ainda mais difícil, porém aumentando o contato com seu cliente e analisando fatores como custos, fornecedores e a rentabilidade do produto torna-se possível sobreviver em meio ao caos e até mesmo aumentar seu faturamento. Para saber mais continue lendo este artigo.


A pandemia do COVID – 19 além de mudar os rumos do mundo também exigiram mudanças do cotidiano e na vida profissional das pessoas. Devido à ela, agora, ficamos mais tempo em casa, redobramos os cuidados com higiene e os serviços de home office se tornaram ainda mais comuns. Para quem trabalha com o comércio ou possui uma empresa reinventar a forma de vender, contornar a crise e aumentar o faturamento tornou-se extremamente necessário.

Vale destacar que esse é o momento de controlar ainda mais os gastos e manter a saúde financeira da empresa em dia. É essencial ter em mente que a prosperidade de um negócio não depende apenas da sua habilidade de vender mas sim de vários outros fatores que precisam ser controlados, estudados e analisados para o rumo do sucesso e do lucro. Entre eles listamos os principais que irão te ajudar nesse momento que requer cuidado:

1.  Transforme seu negócio em tecnologia

A cada dia que passa os clientes têm cada vez mais urgência em receber atendimento e produtos. Por esse motivo é necessário que sua empresa invista em logísticas para garantir de fato que o cliente receberá o produto adquirido e no prazo estimado. Atualmente, sistemas de gestão, ferramentas de produtividade e a escolha de um bom aplicativo de delivery auxiliam e aceleram a linha de produção, a separação e a entrega do pedido.

Ao agilizar processos internos com apoio da tecnologia, sua empresa consegue se sobressair dentre seus concorrentes e oferecer ao consumidor mais em menos tempo o que aumentará sua receita. Além disso, o ritmo de vendas é mantido junto com a melhoria das entregas, que neste momento se tornou tão importante.

2. Crie uma conexão com seu cliente

Manter um relacionamento saudável com seu cliente é fundamental para que ele tenha consciência de que pode contar com você quando precisar. Mostre a ele que sua importância e quão vantajoso é estar ao seu lado. Se possível envie mensagens semanais oferecendo cupons, promoções, serviços especiais e conteúdos para ajudá-lo neste momento complexo de pandemia. Criar conexão pode aproximar o cliente e fidelizá-lo, mesmo depois que a crise passar, o que será ótimo para continuidade dos lucros.

3. Reduza custos e despesas através de uma boa análise

Não é segredo pra ninguém que o faturamento está diretamente ligado com custos e despesas, sendo assim fazer um bom raio x da sua empresa e mapear todos os seus gastos é fundamental.

Uma estratégia muito viável é uma boa análise de custos. Ela é um tipo de suporte gerencial e estratégico que vai analisar como os custos da sua organização se comportam. Assim será possível identificar lacunas de melhorias e ineficiências, de maneira a otimizar o custeio da empresa.

Por ser bastante complexa, esta análise vem se tornando um problema para pequenas, médias e grandes empresas. Desta forma é recomendável que se escolha uma boa consultoria que estruture um sistema de custos adequado que garanta uma gestão financeira eficiente e saudável, possibilitando entre vários benefícios um bom controle de gastos. 

4. Analise seus fornecedores

Analisar seus fornecedores é importantíssimo para o planejamento do seu negócio, seu objetivo principal é comparar e analisar as várias possibilidades de fornecedores e por fim determinar qual é o melhor e qual te trará resultados positivos.

Sendo assim, essa pesquisa é um tipo de projeto que consiste em analisar e levantar novos fornecedores que irão suprir suas necessidades, a fim de minimizar estoques e também atender suas solicitações dentro do prazo.

Analisar fatores como: distância, qualidade, custo do frete, forma de pagamento, referência, preço, prazo de entrega e quaisquer outros fatores relevantes e que são valiosos para sua empresa devem ser levantados na escolha de um fornecedor. Por ser uma pesquisa bem ampla e que demanda tempo também é aconselhável se contratar uma consultoria empresarial, ela fará uma pesquisa minuciosa sobre esse serviço e você terá mais garantia de que está contando com bons fornecedores e que seu negócio aumentará seus lucros

5. Estude seu produto

O estudo de viabilidade tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos de uma solução que será ofertada aos seus clientes. Além disso, esse processo mostra ao empresário se tal produto ou serviço que ele oferece ou irá oferecer tem potencial para gerar resultados ao negócio e a sociedade.

Será possível saber também se determinadas soluções serão bem aceitas pelo público ou não, apesar das empresas terem um perfil de cliente comum, cada pessoa possui um diferencial. Sendo assim, um produto que tinha tudo para ser um um sucesso na mente do empresário pode ser um fracasso quando inserido no mercado

É neste momento que entra o estudo de viabilidade do produto, nele será possível reduzir os riscos e aumentar os acertos elevando o faturamento e evitando possíveis prejuízos, assim o produto a ser vendido poderá se adequar às necessidades dos consumidores e você tomará uma decisão mais inteligente.

A Matriz SWOT , por exemplo, é um ferramenta didática que esboça um panorama geral do empreendimento tomando como base suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e te mostrando as melhores escolhas.

Conclusões Finais

Por fim, é necessário reiterar que todos esses fatores necessitam de um estudo e de uma análise, que deve ser feita com calma e cuidado e preferencialmente por um consultoria já que normalmente as empresas possuem outras questões a serem resolvidas.

Nós da Otimiza Empresa Junior trabalhamos com alguns dos fatores citados acima como: viabilidade do produto, análise de custos e despesas e análise de fornecedores. Possuimos experiência no mercado e trabalhamos com empresas já consolidadas e que ainda estão em projeto. 

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou redes sociais e conheça mais nossos serviços. Garanto que será uma experiência muito vantajosa para você e sua organização!

LinkedIn do autor: Julio Giomo


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