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Rappi, iFood e Uber Eats são os principais aplicativos de delivery de comida que existem hoje no mercado, com a chegada da pandemia eles conseguiram ainda mais popularidade fazendo com que as pessoas consumissem dentro de suas casas, evitando assim aglomerações em restaurantes e mercados. Porém podem apresentar desvantagens ao seu negócio e você, sabe quais são elas?


Nos últimos tempos as tecnologias ajudam a influenciar a sociedade e também a unir pessoas, aliás podem ser usadas para aproximar as empresas de seus clientes. Com os aplicativos que trabalham com delivery não é diferente, eles ajudam nesta aproximação, criam novas oportunidades e podem aumentar o faturamento de seu negócio. 

Contudo, é necessário destacar que eles também podem apresentar inúmeras desvantagens tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento, seja ele restaurante ou mercado, desestimulando os mesmo a usarem estas plataformas e dificultando as ações de relacionamento entre vendedor e comprador.  

A seguir veja os prós e contras dos aplicativos IFood, Uber Eats e Rappi e entenda como eles podem trazer benefícios como também malefícios ao seu negócio.

iFood

O iFood é uma das marcas mais inovadoras do mercado. É o maior especialista em food tech do Brasil e líder em delivery online de comida. Atualmente, a marca conta com mais de 200 mil restaurantes cadastrados e mais 30 milhões de pedidos por mês distribuídos em mais de 134 regiões do Brasil. 

Na área das vantagens podemos destacar que o aplicativo possui:

  • Facilidade de implantação e uso: o cadastro no app é feito de maneira muito rápida e a aprovação não costuma demorar.
  • Segurança no pagamento: como o pagamento é feito diretamente no aplicativo o estabelecimento terá a certeza e a segurança que não irá deixar de receber por nenhum pedido. 
  • Clientela satisfeita: ao cadastrar seu estabelecimento no iFood seus clientes terão todas as informações do cardápio na tela do celular, o que irá poupar ligações e garantirá a agilidade do pedido uma vez que já sabem tudo que o restaurante pode oferecer

No que diz respeito às desvantagens podemos dizer que:

  • A alta comissão pode gerar prejuízos: já que os pedidos da iFood são taxados por comissões, tal efeito pode ocasionar perda de lucros.
  • O aplicativo é dependente de internet: outro ponto que pode causar dificuldade na utilização da plataforma é sua completa dependência com a internet, do mesmo modo vale para o restaurante na hora de receber os pedidos. 
  • Possui muita concorrência: como a tendência do iFood é expandir cada vez mais sua quantidade de restaurantes, a concorrência é forte entre os estabelecimentos de uma região e ainda mais forte entre aqueles de mesmo segmento de atuação.  

Uber Eats

O Uber Eats assim como o iFood é um dos aplicativos de pedidos de comida mais conhecidos e usados no Brasil. Parte de sua popularidade se deve, é claro, ao serviço Uber. Ele é uma ótima alternativa para pedir suas refeições, ou até para cadastrar seu restaurante e atingir novos possíveis clientes. Atualmente, realiza entregas em mais de 500 cidades brasileiras e o número de pessoas cadastradas na plataforma somam mais de 23 milhões de usuários.

Em relação à taxa cobrada para os restaurantes podemos dizer que ela varia, de acordo com as vendas feitas no aplicativo. Eles podem ser de R$ 500 e chegam até 30% sobre o valor vendido, dependendo do número desses pedidos.

Entre as vantagens podemos listar que a Uber Eats conta com:

  • Agilidade em suas entregas: como a empresa conta com uma ampla frota de motoristas e sempre disponível, acaba se destacando em relação a velocidade da entrega, outro aspecto importante é que ela conta com os algoritmos da Uber que sempre encontra o entregador mais perto do restaurante naquele momento.
  • Rastreamento instantâneo: por meio do Uber Eats o cliente poderá acompanhar suas entregas em tempo real, desde o momento que o pedido sai do restaurante até o destino.
  • Dados do entregador: Essa é uma das principais vantagens e diferenciais do app, onde é possível saber quem está fazendo a entrega, incluindo todos os seus dados pessoais.

Em relação às desvantagens podemos dizer que ela possui:

  • Burocracia no cadastramento: a fase de cadastro é muito mais complicada em relação à outras plataformas, sendo muito mais burocrática e demorada, assim é necessário ter paciência e ciência de que o processo tomará alguns dias.
  • Alta taxa com a entrega: A taxa de aproximadamente 30% do valor de cada venda também não é nada atraente, em alguns casos chega a tomar conta de todo o lucro.
  • Layout pouco amigável para os novos restaurantes cadastrados: na plataforma o cliente escolhe entre os critérios como: Sugestões para Você; Mais Populares; Avaliação e Tempo de Entrega. Se você for novo e não cabe em nenhum desses critérios, dificilmente será encontrado, ou ficará no final da lista.

Rappi

A Rappi é um serviço de delivery que se diferencia dos concorrentes por entregar, absolutamente, qualquer coisa. Com fundação em 2015, a startup disponibiliza cardápios de restaurantes, itens de supermercados, de diversos tipos de lojas, entre outros. Com a pandemia do Covid-19, o aplicativo de entregas cresceu mais de 300% somente na última quinzena de março de 2020 e obteve novos saltos no decorrer do ano passado.

Com a opção de entrega do restaurante, são cobradas taxas de 12% sobre o valor do pedido e mais 3,5% em pagamentos realizados pela plataforma, além de uma mensalidade no valor de R$ 100. Já para entregas com um entregador parceiro são cobradas taxas de 27% sobre o valor do pedido, além de mensalidade de R$ 130.

Entre suas vantagens podemos destacar que a Rappi possui:

  • Divisão da aba restaurantes: a aba de restaurantes é dividida em 30 classificações, desde o estilo de cozinha (japonesa, italiana, brasileira, entre outras) até sugestões de preços, descontos e tempo de entrega.
  • Diversidade de aquisições no aplicativo: A rappi se denomina como “delivery de tudo”: na opção “qualquer coisa”  o céu é o limite e você pode encontrar muitas coisas das quais precisa naquele momento.
  • Rappi pay: Os usuários do Rappi podem enviar dinheiro a outros usuários ou fazer compras em estabelecimentos físicos usando apenas o aplicativo. A funcionalidade, que é uma espécie de carteira digital que permite que você transfira ou receba dinheiro de amigos, para dividir uma entrega, por exemplo, além de funcionar como pagamento em lojas físicas que aceitem o método.

No campo das desvantagens o aplicativo:

  • Ainda não é uma plataforma ampla e plenamente conhecida, fazendo a comparação com outros aplicativos como iFood e Uber Eats, pelo menos no Brasil.
  • Assim como o iFood a plataforma está recheada de concorrentes e depende de internet.
  • Nos últimos anos, entregadores e os donos dos estabelecimentos reclamam de prejuízos com o App. A empresa tem recebido reclamações por conta de sua política de cancelamento, diretrizes de pagamentos recebidos em dinheiro e valores repassados por corrida. Muitas vezes a notificação de cancelamento demora para chegar, fazendo com que o motoboy seja notificado somente depois que o pedido já saiu para entrega gerando prejuízos de combustível e tempo.​

Conclusões finais

Após ler esse artigo, imagino que esteja dividido por qual delivery optar e qual trará mais vantagens para seu restaurante. Num panorama geral todos os App apresentam condições atrativas. O importante mesmo é escolher uma dessas plataformas para que novos clientes conheçam seu estabelecimento fazendo e sejam fiéis a ele. Vale ressaltar que a Otimiza dispõe de um serviço de Viabilidade Ecômica e Financeira que pode te ajudar na hora de escolher o melhor aplicativo. Marque uma reunião de diagnóstico com a gente e conheça esse e outros serviços que oferecemos. Garanto que será uma excelente estratégia para seu negócio!

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