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Veja dicas que te auxiliarão a ter um comércio eletrônico bem-sucedido!


O e-commerce é um dos nichos de mercado que mais cresceu durante a pandemia do Coronavírus, já que, com o isolamento social, grande parte dos consumidores passaram a realizar suas compras por meio da internet. Enquanto diversos estabelecimentos precisaram se adaptar a essa nova realidade, alguns empreendedores enxergaram uma possibilidade de investimento e crescimento. Entretanto, para isso, é necessário planejamento e estruturação em diversos pontos. 

Se interessou em conhecer mais? Está pensando em abrir um e-commerce? Então vem com a gente!


Atualmente, no Brasil, pode-se afirmar que o e-commerce possui bons prospectos. Uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia Criteo mostrou que, durante a pandemia, 56% dos consumidores brasileiros fizeram sua primeira compra virtual, enquanto 94% possuem a intenção de continuar adquirindo em sites descobertos nesse período.

Nesse sentido, além do crescimento aparente do segmento e do aumento no número de vendas realizadas, é bom saber que o e-commerce também fornece outras oportunidades e vantagens. Dentre elas, podemos citar:

  • Funcionamento em tempo integral: tendo uma loja online, seus consumidores poderão fazer suas compras em qualquer momento do dia e com tranquilidade;
  • Clientela nacional: já que seu site está na internet, então todos podem acessar sua loja independentemente da localidade, de maneira que você poderá fazer vendas para todo o país;
  • Facilidade de mensuração: ao contrário da loja física, a loja virtual fornece métricas sobre seus movimentos, tornando a mensuração e análise de resultados muito mais fácil;
  • Detalhamento dos produtos e estoque: o e-commerce possibilitará que o consumidor tenha acesso à fotos de descrições do produto, além de saber se há estoque de determinado produto;
  • Avaliações: com o comércio eletrônico, você pode exibir comentários e avaliações de clientes que já compraram com você;
  • Inovações: como a internet está sempre se atualizando, você pode acompanhá-la com o seu negócio e manter-se sempre com novas tecnologias;

No entanto, apesar dos benefícios comentados acima, investir em um e-commerce envolve também passar por algumas dificuldades, e portanto, é necessário que você esteja preparado para lidar com elas, conseguindo alcançar o sucesso!

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Entre as adversidades que um empreendedor pode passar com seu comércio virtual, encontramos, primeiramente, a concorrência. Sabemos que esse nicho está em crescimento e, dessa maneira, haverão outros estabelecimentos competindo pela atenção do consumidor. Nesse contexto, ter conhecimento sobre os seus concorrentes e suas ações é fundamental, para que se crie estratégias e seu negócio possa se destacar, conquistando mais clientes. Para tanto, basta contratar uma análise de concorrência!

Outra dor bastante encontrada entre os donos de e-commerce é a falta de confiança dos clientes, pois eles frequentemente apresentam dúvidas quanto a procedência do site, a qualidade dos produtos oferecidos e se eles realmente serão entregues. Essa é uma questão que envolve planejamento em vários pontos:

  • Design do site: deve ser funcional e atrativo;
  • Canais de comunicação: essenciais para que o cliente possa tirar suas dúvidas e fazer reclamações e comentários;
  • Métodos de pagamento: ter uma variedade de meios de pagamento deixará seu cliente mais seguro e satisfeito, com opções de escolha; 
  • Prazos e fretes: deixe sempre claro os prazos de entrega e valor dos fretes para que não haja desentendimentos;

Assim, caso você já tenha garantido os itens discutidos acima, saiba que o posicionamento e a identidade de sua marca podem fazer grande diferença na confiança dos compradores. Tenha definidos os valores, a missão e a visão de sua empresa, de modo que as pessoas a conheçam e possam se identificar. Além disso, invista na divulgação criativa nos canais de comunicação mais utilizados pelo seu público-alvo. Aqui, um bom Plano de Marketing pode te ajudar imensamente!

Além desses, outro problema comum após a abertura de uma loja online é a dificuldade para entender o público-alvo e, por conseguinte, conseguir clientes. Para que se invista em um e-commerce, é necessário compreender bem o público para quem você estará vendendo. Ao fazer essa pesquisa, leve em consideração dados demográficos (como sexo, idade, classe social), geográficos (região de moradia), comportamentais (gostos de costumes). Assim que você tiver o conhecimento de quem é seu público, poderá criar e colocar em prática estratégias que irão atrair mais clientes! E você sempre pode contratar uma pesquisa de público-alvo, obtendo o que precisa com facilidade!

Considerações Finais

E aí, se interessou por abrir um e-commerce? Ou já tem um e está tendo dificuldades? 

Então, saiba que a Otimiza Empresa Júnior é a consultoria econômica que pode te auxiliar! Fornecemos Análise de Concorrência, Plano de Marketing e Análise de Público-alvo, além de outros serviços. Somos uma empresa de confiança, temos experiência no mercado e muita vontade de te ajudar! Entre em contato conosco pelo nosso Whatsapp  e agende uma reunião de diagnóstico! 

Ver também: Como colocar minha empresa no Google

LinkedIn da autora: Giovanna Batistella


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