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Conheça melhor sobre esta etapa importantíssima do planejamento de seu negócio!


Já pensou em como seria mais fácil se você tivesse uma descrição dos seus reais objetivos, e das possíveis estratégias para o alcance dos mesmos? Seja você uma pessoa que está pensando em abrir um novo negócio, ou que já está no mercado há um certo tempo, o Plano de Negócios é uma ferramenta inovadora que pode ser um grande diferencial competitivo, agregando muito à empresa. Assim, o empreendedor poderá ter mais assertividade em suas decisões, além de ampliar a linha de visão, em relação à viabilidade de seu negócio.

E aí, ficou interessado(a) neste assunto? Então, leia o texto abaixo e saiba mais sobre o que é um Plano de Neǵocios, para que serve e como ele pode ajudar a sua empresa.  

O que é

Para que uma empresa tenha sucesso em seu ramo de atuação, é necessário que se tenha todo um planejamento através do levantamento de informações, com o intuito de prevenir qualquer possibilidade de risco ou incerteza que possa afetar a empresa. 

O Plano de Negócios é um documento que tem a finalidade de descrever os objetivos de um novo empreendimento, ou até mesmo de uma empresa já estabelecida, permitindo uma maior clareza dos propósitos que a empresa tem, e as metas a serem alcançadas, além das decisões a serem tomadas para que se alcance o sucesso.

Sendo assim, mais do que somente um documento que formaliza os objetivos, ele contém todas as etapas essenciais para o planejamento e até mesmo a estruturação da empresa. Em outras palavras, ele demonstra o futuro de um empreendimento sob pontos de vista: financeiros, estratégicos, mercadológicos, operacionais, entre outros. Desta maneira, é possível compreender que o plano é uma ferramenta que demonstra os caminhos necessários a serem trilhados para que se concretize todas as metas e os objetivos.

Etapas do Plano de Negócios:

  • Análise de Mercado: Este é o primeiro passo para descobrir qual o diferencial da sua empresa, e até mesmo se há um lugar para ela no mercado, além de saber qual a competitividade que ela terá que encarar. Ademais, também serão analisados o público- alvo e possíveis fornecedores, juntamente com o mapeamento de falhas que podem atrapalhar o sucesso do negócio;
  • Plano Estratégico: O próximo passo essencial é o plano estratégico que vai contribuir para que se possa compreender a situação da sua empresa no mercado e como inseri-la e desenvolvê- la no mesmo;
  • Plano de Marketing: Após realizar todas as etapas, o próximo passo é o plano de marketing, nesta parte será analisado os caminhos para que os produtos ou serviços cheguem até os clientes, gerando novos consumidores e garantindo a identidade da marca;
  • Plano Operacional: No plano operacional, o enfoque será na organização dos setores da empresa, em particular aquele que está ligado à atividade principal da empresa, visando arrumar formas de aumentar a produtividade, e diminuir o desperdício ou qualquer possibilidade de trabalho;
  • Planejamento Financeiro: No planejamento financeiro, será revelado a viabilidade do negócio, validando se o potencial de geração de receita é considerado compatível com a estrutura dos custos dentro daquele negócio;
  • Sumário Executivo: No final do projeto, é realizado um resumo com as informações mais importantes do projeto, além de ser feita, nesta etapa, a revisão de todo o documento, que será utilizado para uma apresentação ao empreendedor.

Para que serve?

O Plano de Negócios é uma ferramenta que tem como principal finalidade conduzir as ações do empreendedor, permitindo que ele tenha uma maior clareza do que deve ser feito, ou seja, isso o ajuda a ter uma visão ampla de sua empresa. Além disso, esse instrumento é ideal para elaborar um reflexo do mercado, do produto ou serviço e das metas do empreendedor, proporcionando confiança a um empreendimento que ainda não existe, ou até mesmo que está se expandindo.

Portanto, a sua função é, basicamente, ter uma projeção da empresa e de sua viabilidade, podendo-se visualizar com mais clareza qual das ideias pode ser a mais promissora e recomendável  para determinadas situações. Ademais, um Plano de Negócios organiza os dados de uma forma mais descritiva, facilitando a análise e tornando as metas mais alcançáveis. Logo, é possível compreender a sua importância para uma empresa, e a necessidade de mantê-lo sempre atualizado.

Como ele pode ajudar sua empresa?

Se você está pensando em abrir um novo empreendimento e não tem a menor ideia por onde começar, o Plano de Negócios é o primeiro passo essencial para que você saiba o caminho a se seguir, e se a organização que pretende fazer é algo realmente viável, ou se é melhor reformular o roteiro que sua empresa irá trilhar. Caso você seja um empreendedor que já está há um tempo no seu segmento, mas tem o propósito de melhorar alguns pontos da sua organização, o Plano de Negócios entra como uma ferramenta fundamental, para facilitar na clareza dos objetivos da empresa e até mesmo na criação de novas metas.

A partir da coleta de informações, organização das mesmas e o detalhamento para a compreensão das ações necessárias, o Plano de Negócios se torna uma ferramenta essencial, e até mesmo um diferencial para os empreendedores, pois, permite que eles saibam os passos indispensáveis a serem dados para que suas organizações tenham sucesso em seu segmento, facilitando a identificação de possíveis questões problemáticas e evitando que elas ocorram.

Considerações Finais

Em síntese, é fulcral mencionar a importância do Plano de Negócios para a sua empresa, já que é através dele que a análise das decisões é feita, podendo trazer uma visão panorâmica do empreendimento. Além disso, é o instrumento ideal para elaborar um reflexo do mercado, do produto ou serviço e das metas do empreendedor, proporcionando confiança a uma organização que ainda não existe, ou até mesmo que está se expandindo. Nós da Otimiza oferecemos este serviço e estamos sempre a disposição para solucionar qualquer que seja a questão! Entre em contato com a gente e saiba mais como podemos te ajudar!

Lindedin do Autor: Dienifer Camargo


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