Otimiza Jr

Certamente você, microempreendedor, já deve ter se deparado com os custos e as despesas do seu negócio e, em algum momento, teve de fazer uma projeção deles para analisar seu fluxo de caixa

Para aqueles que têm conhecimento, separá-los pode ser uma tarefa fácil. Mas, o mesmo não ocorre para aqueles que têm dificuldade em diferenciar cada um e muitos acabam não fazendo a classificação, erro esse que pode ser crucial para a empresa.

Diante disso, preparamos um conteúdo exclusivo para você saber diferenciar custo e despesa de uma vez por todas e não deixar a falta de planejamento prejudicar o seu negócio. Vem com a gente!


O que é custo?

Sabe aquele gasto que você teve para produzir o determinado produto da sua empresa? Por exemplo, para produzir um hambúrguer simples em sua lanchonete, o Otimilson usa seguintes ingredientes: hambúrguer, pão, alface, maionese, mussarela, ketchup e mostarda. 

Neste caso, tais ingredientes são alguns dos custos que ele tem para produzir o alimento. Portanto, custo é todo valor gasto com um bem ou serviço que foi utilizado na produção de outro bem ou serviço. 

Além da matéria-prima, outros tipos de custos são:

  • Mão de obra;
  • Embalagens;
  • Manutenção; 
  • Depreciação de máquinas e equipamentos.

O que é despesa?

Despesas são todos os gastos administrativos da empresa, ou seja, todos os gastos necessários para manter a estrutura funcionando, no entanto, eles não contribuem para a produção de novos itens. Dentre elas estão:

  • Aluguel;
  • Conta de água, luz e internet;
  • Materiais de escritório; 
  • Lanches fornecidos aos funcionários.

Essas são as características que definem os custos e as despesas de uma empresa, mas não para por aí! Ambos são classificados como fixos ou variáveis.

Custos ou despesas variáveis

Os custos e as despesas variáveis, são os gastos que variam de acordo com o nível de produção

Voltando ao exemplo do Otimilson, supondo que em março ele tenha vendido 25 unidades do hambúrguer simples, em abril 18 unidades e em maio 14 unidades.

Como podemos observar, a tendência é que, em junho, as vendas também caiam.

Nesse caso, o Otimilson usou menos ingredientes para produzir o hambúrguer a cada mês, sendo assim, seu custo de produção variou de um período para outro. Esse é um exemplo de custo variável.

Alguns exemplos de despesas variáveis são:

  • Despesas com comissões;
  • Despesas com entregas;
  • Brindes oferecidos aos funcionários;
  • Campanhas publicitárias que não ocorrem todos os meses.

Custos ou despesas fixos

Os custos e as despesas fixas, são aqueles gastos que não variam conforme o volume de produção e vendas, ou seja, eles serão cobrados todos os meses, independente da empresa lucrar ou não.

Um exemplo de custo fixo é o salário dos funcionários, que deve ser pago todo mês. Já as despesas fixas são:

  • Aluguel;
  • Conta de água e luz;
  • Internet.

Qual a importância em saber diferenciá-los?

Fazendo uma projeção correta dos custos e das despesas, é possível identificar produtos ou serviços que não estão te trazendo lucro. Desta maneira, você pode optar por deixar de vendê-lo e, assim, aumentar seu faturamento. 

Isso pode ser feito através da margem de contribuição, que é o ganho bruto da empresa, ou seja, o que sobra dos ganhos depois de subtrair os custos de produção e os impostos. É impossível desenvolver essa análise sem ter corretamente as despesas variáveis e os custos. 

Em suma, conhecer os custos e as despesas da sua empresa auxilia na precificação do produto e, consequentemente, no lucro com as vendas.

Exemplo prático:

O mês de maio acabou e o Otimilson decidiu fazer o balanço dos custos e das despesas de sua hamburgueria. Primeiramente, ele separou em uma tabela todos os gastos que ele tem com seus fornecedores:

Feito isso, ele colocou em outra tabela o pagamento feito aos funcionários:

Por fim, Otimilson separou os demais gastos que teve no mês:

Antes de prosseguir com a leitura, que tal você tentar separar os gastos da hamburgueria em custos fixos e variáveis e, despesas fixas e variáveis?

Separou? Agora verifique se suas projeções estão corretas, vamos lá!
Os custos fixos da empresa são os salários dos funcionários, portanto:

Os custos variáveis são os gastos despendidos para comprar os produtos utilizados na produção dos hambúrgueres e no suco natural, sendo assim:

Repare que as bebidas não entram nos custos variáveis, pois elas não entram em nenhuma etapa de produção, ou seja, elas são apenas revendidas. Assim como doces que ficam expostos para venda um restaurante, lanchonete ou pizzaria.

Sendo assim, elas são despesas variáveis, bem como os brindes dados aos funcionários, materiais de escritório, produtos de limpeza, etc. Neste caso:

Por fim, as despesas fixas da Hamburgueria são:

Sua projeção estava correta? Envie-nos um e-mail contando o que achou do artigo e aproveita para tirar suas dúvidas e dar sugestões!

Já imaginou receber uma consultoria online exclusiva para você sobre educação financeira? E o melhor, com um preço abaixo do de mercado! Entre em contato conosco!


1 comentário

Bradly Louviere · 06/03/2022 às 00:46

I seriously love your website.. Pleasant colors & theme. Did you build this website yourself? Please reply back as I’m planning to create my own personal site and would like to know where you got this from or exactly what the theme is named. Kudos!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *