Otimiza Jr

Entenda como este ramo promissor vem se destacando e quais são suas possibilidades!


É fato que, mesmo em contexto de crise, o mercado pet não apenas conserva-se resistente às oscilações da economia, mas também, encontra-se em crescimento. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Pet Brasil, estima-se que, em relação ao ano anterior, 2020 tenha tido uma alta de 22% no número de lojas e de 13,5% no faturamento no segmento.

Presume-se que esse aumento seja um resultado da quantidade de animais de estimação em lares brasileiros que, em 2019, estava na faixa dos 141 milhões; com a pandemia, entretanto, inúmeras pessoas passaram a se sentir solitárias, estimulando a adoção de pets e, consequentemente, o mercado correspondente.

E quais são as vantagens de investir no mercado pet?

  •    Serviço essencial
  •    Mercado em expansão
  •    Diversidade de nichos
  •    Alto faturamento
  •    Integração de serviços

Mesmo durante a pandemia do COVID-19, os pet shops e outros estabelecimentos que fornecem serviços para bichinhos de estimação permaneceram abertos, tendo sido considerados como essenciais. Logo, a probabilidade de queda em vendas e outros serviços é baixa.

Como mencionado anteriormente, o mercado pet está em expansão, pois novos ramificações e tecnologias surgem a cada momento. Os donos de pets cada vez mais se preocupam com o bem-estar de seus animais e estão dispostos a pagar por ele. Desde novidades na alimentação até serviços de hotelaria, o segmento cresce, originando novas oportunidades de investimento e possibilitando um alto faturamento. Ademais, sempre é possível realizar a integração de serviços, como por exemplo uma clínica veterinária com banho e tosa no mesmo local.

Levando tudo isso em consideração, se estiver tencionando abrir um negócio nesse ramo, confira, a seguir, as dicas que preparamos!

Em primeiro lugar, defina qual será seu negócio!

O mercado pet propicia diversas oportunidades para abertura, tendo em vista a variedade de produtos e serviços que podem ser oferecidos como, por exemplo:

  •    Pet Shops
  •    Clínicas veterinárias
  •    Fisioterapia
  •    Banho e tosa
  •    Creches
  •    Serviço funerário
  •    Hotéis para animais

Entretanto, com tantas opções, se você estiver com dúvidas sobre qual selecionar, sugerimos, então, que realize uma na análise das opções presentes no mercado. Procure conhecer e entender como funciona cada tipo de negócio; descubra qual será o público-alvo no local em que sua empresa estará; informe-se sobre suas preferências e necessidades, de maneira a compreender quais são as demandas. Assim, fazer uma escolha se tornará mais simples.

Planejamento

Nesse contexto, é fundamental que se tome conhecimento sobre os concorrentes, fazendo uma comparação entre os preços cobrados por produtos e serviços, reconhecendo quais os seus diferenciais e estratégias. Ademais, conheça o comportamento de seus concorrentes com o público-alvo, por exemplo, por meio de canais digitais, para entender como eles são avaliados.

Em seguida, deve-se realizar uma avaliação dos fornecedores. Obviamente, seus fornecedores devem ter preços que mantenham a estabilidade e os lucros de sua empresa; contudo, como os produtos utilizados irão interferir na saúde de seus clientes, é necessário verificar a qualidade deles, como são produzidos e, qual é seu prestígio no mercado. Portanto, pesquise bons fornecedores e analise os valores. Além disso, tenha em mente que, caso um fornecedor não consiga realizar alguma entrega, é sempre bom ter uma segunda opção.

Não se esqueça de definir a missão, isto é, os objetivos e o que se pretende alcançar, a visão, ou seja, como sua empresa se vê no longo prazo e seus valores, ou melhor dizendo, os princípios éticos de sua empresa. Esse conjunto, que pode ser determinado por meio de um planejamento estratégico e um plano operacional, é extremamente importante para indicar como sua empresa se portará no mercado, auxiliar a ganhar a confiança dos clientes, além de assessorar no traço das ações de práticas que levarão ao alcance das metas estabelecidas.

Outrossim, outro ponto significativo a se considerar ao investir no mercado pet é o financeiro. Mesmo sendo um ramo com grandes oportunidades de crescimento, sem o planejamento e a estruturação adequada, seu negócio pode não ter bons resultados. Inclusive, manejar os fluxos que entram e saem da empresa constitui-se como uma das maiores dificuldades dos empreendedores do segmento tratado. Assim, a estruturação de um fluxo de caixa é ideal para garantir o sucesso. Com essa ferramenta, você poderá verificar todas as movimentações financeiras, o valor disponível em cada momento e quanto pode-se gastar.

Afinal, é válido recordar que um marketing de qualidade é crucial para o desenvolvimento do seu negócio pet. O marketing não apenas irá apresentar ao público-alvo a identidade da empresa, mas terá a função de conquistá-lo, produzindo valor e gerando leads, também conhecidos como oportunidades de negócio ou potenciais clientes. Diversos estabelecimentos têm sofrido com sua divulgação, fato que perturba as vendas e o êxito no mercado. Logo, para que você não tenha esse tipo de problema, um bom plano de marketing pode te auxiliar imensamente. Após tomar conhecimento sobre os pontos fortes e fracos do negócio e sobre o público-alvo, podem ser definidos métodos e práticas para anunciar sua empresa e conquistar os clientes.

Conclusões Finais

Finalmente, salientamos que todos os processos discutidos acima devem ser realizados com cuidado, por meio de análises e de estudos e, de preferência, por pessoas capacitadas, que saibam quais ações tomar dependendo dos resultados.

Entre em contato conosco, por WhatsApp, e-mail ou redes sociais, e conheça mais sobre nossos serviços e como podemos auxiliar você e sua empresa no caminho do sucesso!

A Otimiza Empresa Jr., uma empresa comprometida e com experiência no mercado, por meio de um plano de negócios, fornece todos os serviços em questão, além de outros que podem te ajudar na condução de sua organização. 

LinkedIn da autora: Giovanna Batistella


2 comentários

ANA LUCIA · 22/02/2023 às 11:50

INVESTIMENTO MERCADO PET

    Otimiza Empresa Júnior · 24/02/2023 às 15:29

    Boa Tarde Ana Lucia, se precisar de ajuda, podemos te ajudar a começar seu negócio!

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